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Ford escolhe fábrica de Valência para arquitetura de VE de próxima geração

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A Ford confirmou que a sua fábrica de Valência, em Espanha, foi o centro de produção escolhido para montar, na Europa, veículos baseados numa arquitetura de próxima geração. Ainda pendente de aprovação em termos de produto, a fábrica de Valência deverá iniciar a produção de VE no final da presente década.

“Estamos a acelerar a nossa transformação na Europa, reimaginando a forma como fazemos negócios e construindo um futuro onde veículos incríveis e um foco implacável na experiência do cliente andam lado a lado com a proteção do nosso planeta”, referiu Stuart Rowley, presidente da Ford Europa e diretor de Transformação & Qualidade da Ford Motor Company. “Trazer a nossa nova arquitetura de veículos elétricos para Valência irá ajudar-nos a construir um negócio rentável na Europa, garantir uma empregabilidade de alto valor e aumentar a oferta da Ford de veículos elétricos premium, de elevado desempenho e totalmente conectados, que vão de encontro da procura dos nossos clientes europeus”, acrescentou.

A marca afirma que a arquitetura de próxima geração é um passo crítico na transformação do seu negócio na Europa para o futuro totalmente elétrico que resultará das novas metas de CO2 para veículos ligeiros definidas pela União Europeia, que incluem a exigência de que, até 2035, as vendas de veículos novos sejam 100% de modelos com emissões zero.

Os planos da Ford para esse futuro totalmente elétrico na Europa apontam para uma meta global de mais de 2 milhões de VE produzidos anualmente até 2026, e uma margem EBIT ajustada de 10% pela companhia até ao mesmo ano. Até essa data, a Ford planeia vender 600.000 veículos elétricos por ano na Europa.

Assim, a Ford vai também avançar com a conversão das suas operações em Colónia, na Alemanha. A marca vai investir dois mil milhões de dólares no Centro de Eletrificação de Colónia, de última geração, de modo a começar a produzir veículos elétricos de passageiros a partir de 2023. A estratégia europeia da Ford prevê alargada uma gama de veículos elétricos, incluindo uma versão elétrica do popular Ford Puma. A marca norte-americana afirma que alargará assim a sua liderança no segmento dos veículos comerciais com modelos elétricos e serviços conectados Ford Pro.

A fábrica da Ford de Saarlouis, no sul da Alemanha, preterida por Valência, continuará a produzir o modelo de passageiros Ford Focus até 2025, estando a companhia a avaliar outras opções para futuros conceitos nessas instalações. São contudo de esperar cortes “significativos” de empregosnas duas fábricas.

A marca havia alertado anteriormente que a transição para a produção de veículos elétricos levaria provavelmente à necessidade de reduzir a força laboral, uma vez que os VE são menos complexos do que os veículos de combustão e a sua montagem requer menos horas de trabalho. As fábricas de Valência e Saarlouis empregam respetivamente cerca de 6.000 e 4.600 pessoas

“Estamos empenhados em construir um negócio vibrante e sustentável na Europa como parte do nosso plano Ford+, e isso requer concentração e fazer escolhas difíceis”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “A indústria automóvel europeia é extremamente competitiva e, para prosperar e crescer, nunca nos podemos contentar com produtos que sejam menos do que incrivelmente grandes, com uma deliciosa experiência de cliente, operações ultra-lineares e uma equipa talentosa e motivada”.