Green Future-AutoMagazine

Amazon vai entregar encomendas em Londres… a pé

A Amazon está a testar uma nova solução simples para substituir milhares de veículos da sua frota de entregas na cidade de Londres: bicicletas de carga elétricas mais pequenas e entregas a pé.

O gigante do retalho online vai abrir o seu primeiro ‘centro de micromobilidade’ em Hackney, no leste de Londres, que, em conjunto com a frota já existente de veículos elétricos, contribuirá para efetuar 5 milhões de entregas por ano num parte dos distritos do código postal da zona de emissões ultrabaixas da capital britânica. As e-bikes de carga serão operadas por várias empresas parceiras, e não diretamente pela Amazon.

As bicicletas de carga elétricas de quatro rodas usam um sistema de transmissão de e-bike para se moverem – ao pedalar, o condutor aciona um motor elétrico que multiplica a sua força de pedalada. Os veículos são geralmente limitados a uma velocidade máxima de 25 km/h, geralmente suficiente para entregas em centros urbanos muito congestionados.

A Amazon também vai expandir as entregas a pé, mais eficientes em áreas urbanas densas. Centros móveis de ditribuição servem como hubs centrais, aos quais os estafetas retornam para se ‘reabastecerem’ e continuarem depois com as entregas na área.

John Boumphrey, diretor da Amazon no Reino Unido, afirma que “a Amazon está a caminhar para um futuro global de zero carbono líquido. Uma maneira de o fazer é através da transformação das nossas redes de transporte. As nossas novas bicicletas elétricas de carga, caminhantes e a crescente frota de veículos elétricos ajudar-nos-ão a fazer mais entregas a clientes com zero emissões do que nunca, em Londres e no Reino Unido, nos próximos meses”.