Green Future-AutoMagazine

EDP, BP e Repsol concluem instalação de todos os seus pontos de carregamento na Via Verde Electric

Todas os pontos de carregamento elétrico das estações de serviço geridas pela BP e pela Repsol nas principais autoestradas nacionais operadas pela Brisa, no âmbito da parceria destas empresas com a EDP Comercial, estão agora operacionais.

Os condutores de veículos elétricos que utilizem a A1, A2, A4, A6 ou A9 têm agora disponíveis um total de 48 pontos de carregamento rápido e ultrarrápido nas áreas de serviço da BP e Repsol nestas autoestradas. A EDP declara que é agora possível efetuar viagens totalmente elétricas e sem emissões de Norte a Sul do país.

Os equipamentos têm entre 50 kWh e 160 kWh de potência, que permitem à generalidade dos veículos elétricos acrescentarem cerca de 100 quilómetros de autonomia em menos de 10 minutos, se o condutor optar por um dos pontos ultrarrápidos, ou em menos de 25 minutos, se utilizar um ponto rápido. Estes carregadores podem ser utilizados por qualquer cartão de Comercializadores de Mobilidade Elétrica (CEME) ou através de apps.

Desde que os pontos de carregamento da EDP foram instalados nas áreas de serviço da BP e da Repsol, já foram efetuadas 34 mil sessões de carregamento, que representam cerca de 4,5 milhões de quilómetros em veículos elétricos e uma poupança de 450 toneladas de CO2.

Este investimento faz parte do Via Verde Electric, um projeto que “reuniu alguns dos principais dinamizadores da mobilidade sustentável no país, num esforço conjunto para tornar mais fáceis e previsíveis as viagens de longa distância com um veículo elétrico”.

Quando estiver concluída, a rede Via Verde Electric será composta por 82 pontos de carregamento elétrico, instalados em 21 áreas de serviço situadas ao longo da rede de autoestradas da Brisa.

Pontos de carregamento nas áreas de serviço da BP:

Pontos de carregamento nas áreas de serviço da Repsol: