Green Future-AutoMagazine

Shell constrói a maior central de hidrogénio verde da Europa

The hydrogen (H2) fuelling station Schnackenburgallee in Hamburg, Germany opened on 16 March 2015, making it the third in Shell’s German H2 network. Hydrogen is produced onsite through electrolysis and stored in two large tanks.

A Shell anunciou a construção da maior central de produção de hidrogénio verde da Europa. As suas subsidiárias Shell Nederland e Shell Overseas Investments tomaram a decisão de avançar com o projeto Holland Hydrogen I, que deverá produzir até 60 toneladas de hidrogénio por dia, quando atingir a capacidade plena.

A central será construída na parte mais recente do porto de Roterdão, Tweede Massvlakte, e estará operacional em 2025. O eletrolisador de 200 MW – o mais potente instalado pela Shell, até ao momento – utilizará exclusivamente energia gerada a partir de fontes renováveis, proveniente do parque éolico offshore Hollandse Kust Noord, detido parcialmente pela empresa.

O hidrogénio produzido na central Holland Hydrogen I será canalizado para o Shell Energy and Chemicals Park Rotterdam através do gasoduto HyTransPort1, e servirá para substituir parcialmente o hidrogénio cinzento aí utilizado na produção de combustíveis – gasolina, diesel e combustível para aviação –, ajudando assim a descarbonizar parte do processo.

A Shell avança que o hidrogénio verde produzido na nova central também poderá ser enviado para novas infraestruturas de reabastecimento que deverão começar a aparecer na Europa, sobretudo orientadas para camiões pesados a hidrogénio, de forma a “ajudar a descarbonizar o transporte rodoviário comercial”.

“A Holland Hydrogen I demonstra como as novas soluções de energia podem trabalhar juntas para responder à necessidade da sociedade por energia mais limpa. É também outro exemplo dos esforços e do compromisso da Shell em se tornar uma empresa com emissões líquidas zero até 2050”, declarou Anna Mascolo, vice-presidente executiva de Soluções de Energia Emergentes da empresa. “O hidrogénio renovável desempenhará um papel crítico no sistema energético do futuro e este projeto é um passo importante para ajudar o hidrogénio a realizar esse potencial”.