A Ford desenvolveu um protótipo de estação de carregamento robotizada, que os condutores operam através dos seus smartphones. A tecnologia permite que pessoas com mobilidade reduzida possam ver facilitada a tarefa de carregarem os seus veículos elétricos, podendo, por exemplo, permanecer dentro do automóvel enquanto a operação é efetuada.
A empresa norte-americana está a testar esta estação de carregamento robotizada como parte de um projeto de investigação para desenvolver soluções de carregamento ‘mãos-livres’ para veículos elétricos e carregamentos totalmente automáticos para veículos autónomos.
Após os testes de laboratório iniciais, os investigadores da Ford estão agora a testar a estação de carregamento em condições reais. Quando esta é ativada através do smartphone, um braço robótico estende-se até à entrada com o auxílio de uma pequena câmara e liga-se ao veículo. Os condutores podem monitorizar o estado da bateria através da aplicação FordPass. Finalmente, depois de carregar, o braço robotizado volta a retrair-se para a posição ‘de descanso’ inicial. Esta estação-piloto foi construída à medida pela Universidade de Dortmund, na Alemanha.
Angela Aben utiliza uma cadeira de rodas elétrica para ter mais mobilidade e independência. Esta funcionária do departamento de Comunicação Interna da Ford Europa refere: “Deixei de abastecer eu mesma o meu automóvel há anos, porque se tornou muito extenuante. O meu marido fá-lo por mim. A introdução de uma estação de carregamento robótica oferecer-me-ia um nível muito maior de independência”.