Green Future-AutoMagazine

Renault supera objetivos de redução de emissões associadas à logística

O Grupo Renault anunciou que, entre 2018 e 2021, reduziu a pegada de carbono associada ao transporte de mercadorias na Europa em 6,9%, superando assim o objetivo de uma redução de 5,3%.

Os resultados foram validados através do esquema FRET21, que reúne empresas e associações ligadas ao setor sos transportes e logística, liderado pela Agência Francesa do Meio Ambiente e Gestão de Energia (ADEME) e pela Associação de Utilizadores de Transportes de Mercadorias (AUTF), que promove a redução do impacto ambiental dos transportes de componentes para a indústria automóvel e veículos.

O comunicado da Renault avança que, desde a adesão ao esquema FRET21 em 2015, o Grupo reduziu as emissões de carbono associadas às suas atividades logísticas no continente europeu em 15%, graças a “soluções inovadoras” implementadas na cadeia de fornecimento, como ecodesign de embalagens e redução do número de quilómetros percorridos.

O objetivo do Grupo Renault passa por reduzir a pegada de carbono associada a cada veículo produzido em 30% até 2030, em todo o mundo.

“Trabalhamos há mais de dez anos para identificar soluções que reduzam a pegada ambiental dos nossos fluxos de fornecimento. Cada vez utilizamos mais o transporte multimodal e melhoramos a taxa de ocupação de contentores e camiões, assim como o ecodesign das nossas embalagens e reduzimos o número de quilómetros percorridos. Este trabalho regular com muitas das linhas de negócio do Grupo e com os nossos fornecedores, o mais próximo possível do nosso sistema industrial, permitiu-nos cumprir e inclusivamente superar os nossos objetivos de redução de emissões de CO2 pela segunda vez consecutiva”, explicou Florence Ughetto, especialista em Desenvolvimento Sustentável e Logística no Grupo Renault.

O fabricante francês identifica três alavancas fundamentais para atingir os seus objetivos de descarbonização. Em primeiro lugar, a Renault afirma estar a trabalhar com transportadoras para desenvolver a utilização do transporte multimodal, aumentando a proporção de fluxos ferroviários relativamente ao transporte por camião. Por exemplo, a utilização de comboios desde o leste da Europa até França permitiu evitar, de acordo com a Renault, a emissão de 2.600 toneladas de CO2.

O segundo pilar da estratégia passa por otimizar a taxa de ocupação dos camiões, utilizando para o efeito um conjunto de ferramentas digitais desenvolvidas pelo Grupo para visualizar os reboques em 3D. Estas ações permitiram uma poupança de 12.200 toneladas de dióxido de carbono. Simultanemente, um esforço para reduzir a quantidade de embalagens utilizadas, otimizando a quantidade de componentes por embalagem, permitiu evitar a emissão de 8.800 toneladas de CO2, de acordo com a Renault.

Finalmente, o Grupo promove o questionário ECO2 junto da rede de transportadoras com quem trabalha, permitindo assim recuperar informação relacionada com o seu desempenho ambiental, em particular os consumos médios, integrando compromissos de redução para os próximos anos. Estas ações permitiram atingir uma poupança de 5.700 toneladas de CO2.