A Mini está a reinventar-se como marca totalmente elétrica e acaba de apresentar o Concept Aceman, um crossover que revela o design da futura geração de modelos da marca britânica para o segmento de pequenos automóveis premium.
A Mini descreve o novo Concept Aceman como uma ponte entre o Mini Cooper e o Countryman, criando uma interpretação moderna de um modelo crossover. De acordo com a marca, o design funcional de dois volumes cria o máximo de espaço para ocupantes e bagagem numa superfície de área mínima. O Aceman tem quatro portas e assentos para cinco passageiros.
A Mini destaca a linguagem de design “clara e sóbria”, de acordo com um princípio de ‘Simplicidade Carismática’ que pretende dar relevo aos detalhes característicos dos automóveis da marca, nomeadamente a grelha frontal octogonal com iluminação, o chassis “generoso”, as linhas “atléticas” e a “poderosa” traseira com o distintivo padrão de luzes.
O Aceman tem 4,05 metros de comprimento, 1,99 metros de largura e 1,39 metros de altura, pneus de 20 polegadas e está pintado na cor Icy Sunglow Green, com o tejadilho no tradicional British Racing Green da marca. A parte inferior da carroceria é acabada num tom verde escuro e apontamentos de azul e cor de laranja “enfatizam o caráter vivo deste veículo”.
De acordo com a Mini, o Aceman foi criado com um design exterior e interior minimalista, que cria uma “experiência holística” através de luz, movimento, interação e som. Marca também a entrada de novos fatores de sustentabilidade no design na Mini. Por exemplo, não existem superfícies cromadas, tanto no exterior como no interior, e o couro também não é utilizado – as superfícies interiores são construídas com tecidos reciclados de malha.
Também no interior, destaque para o display OLED central, de formato circular, com um interface de utilização renovado. A área de exibição estende-se além deste ecrã, com projeção de imagens que podem transferir o controlo das diferentes funções para a totalidade do painel frontal, além de oferecerem novas possibilidades de personalização.
“A linguagem de design do Mini Concept Aceman anuncia o começo de uma nova era de design para a Mini”, explica Adrian van Hooydonk, diretor de Design do BMW Group. As características de design típicas da marca sempre foram inconfundíveis, continua. “Estamos a regressar agora a estes, mas ao mesmo tempo a combiná-los consistentemente com tecnologia inovadora. Com este foco, estamos a redesenhar os ícones do design Mini, com todas os seus pontos fortes analógicos, para o futuro digital”.
O Mini Concept Aceman será apresentado publicamente pela primeira vez no maior evento de jogos do mundo, o gamescom 2022, que terá lugar em Colónia, na Alemanha, a partir do dia 23 de agosto.