Em 2030, a Rolls-Royce será uma marca totalmente elétrica, e o Spectre é o primeiro veículo desenvolvido pela icónica marca britânica no âmbito deste processo de transição.
Em setembro de 2021, a Rolls-Royce confirmou o início dos testes ao seu primeiro automóvel elétrico, um programa que a marca garantiu ser o mais exigente por si concebido, abarcando mais de 2,5 milhões de quilómetros para simular mais de 400 anos de utilização.
No início deste ano, o Spectre foi submetido a um conjunto de testes de desenvolvimento num centro “personalizado” em Arjeplog, na Suécia, localizado a 55 quilómetros do Círculo Polar Ártico. Superada essa fase de testes em condições extremas, os engenheiros da Rolls-Royce trouxeram o Spectre para a Riviera Francesa, “um lugar que reflete o uso diário do automóvel”.
A marca garante que as estradas da região apresentam a “combinação perfeita dos tipos de condução que serão exigidos pelos clientes do Spectre”, incluindo estradas costeiras de perfil técnico e autoestradas interiores rápidas. As imagens que acompanham o comunicado mostram que as oportunidades fotográficas são também abundantes.
A Rolls-Royce afirma que esta é uma parte crucial do programa de testes global de 2,5 milhões de quilómetros que está a realizar. O Spectre percorrerá assim 625.000 quilómetros na Costa Azul francesa, divididos em duas etapas.
A primeira fase decorrer num centro de testes localizado no histórico Autódromo de Miramas, na Provença, que acolheu o primeiro Grande Prémio de França de Fórmula 1, em 1926. O centro incorpora mais de 60 quilómetros de estradas fechadas e vinte traçados em pista que, segundo a marca britânica, oferecem uma grande quantidade de oportunidades de teste, nomeadamente unidades de irrigação que simulam lençóis de água estáticos, circuitos técnicos com curvas apertadas e curvas com inclinações adversas, e um troço de alta velocidade de 5 quilómetros com três faixas, fortemente inclinado, que permite testar o Spectre com altas velocidades contínuas.
A segunda fase dos testes na Riviera Francesa tem lugar nas planícies provençais que rodeiam o Autódromo de Miramas. A Rolls-Royce declara que muitos dos seus clientes “desfrutam” da região, e por esta razão, faz sentido que 55% dos testes se realizem nas mesmas estradas que os futuros Spectre irão cruzar, depois de se iniciarem as primeiras entregas, no último trimestre de 2023.
A marca britânica planeia continuar o programa de testes “nos mercados-chave de todo o mundo”, uma vez que “faz tudo o que é possível para garantir que os seus produtos cumprem, e muitas vezes superem, as expectativas do seu exigente grupo de clientes”.