A Hyundai acaba de anunciar a chegada dos seus camiões de mercadorias pesadas XCIENT Fuel Cell à Alemanha, o maior mercado de veículos comerciais da Europa.
Sete empresas alemãs de logística, indústria e retalho vão incorporar os 27 camiões movidos a hidrogénio nas suas frotas, usufruindo do financiamento para veículos comerciais ecológicos aprovado pelo Governo alemão.
Lançado em 2020, o Hyundai XCIENT Fuel Cell é o primeiro camião pesado de mercadorias movido a hidrogénio a ser produzido em série no mundo. A empresa já tinha disponibilizado 47 unidades na Suíça, que até à data percorreram mais de 4 milhões de quilómetros ao serviço de 45 clientes e 23 marcas.
O XCIENT Fuel Cell está equipado com um sistema fuel cell de 190 kW, com duas pilhas de 90 kW. Tem uma potência de 350 kW, com binário máximo de 2.237 Nm.
Sete tanques de hidrogénio proporcionam uma capacidade de armazenamento de 31 kg de combustível, e três baterias de alta voltagem de 72 kWh proporcionam uma fonte adicional de energia. A autonomia máxima é de aproximadamente 400 quilómetros.
“Com a entrada no mercado alemão de veículos pesados queremos aproveitar esta oportunidade para expandir o nosso negócio para o mercado europeu de uma forma mais alargada, apoiando os esforços da Alemanha para atingir os seus objetivos de neutralidade carbónica”, afirmou Mark Freymueller, vice- presidente e diretor da Divisão de Inovação Empresarial de Veículos Comerciais da Hyundai Motor Company.
Em agosto de 2021, o Governo alemão divulgou as suas diretrizes de financiamento para veículos comerciais com sistemas de condução alternativos, após aprovação da Comissão Europeia. O financiamento está disponível para veículos elétricos a bateria, fuel cell (hidrogénio) e híbridos, correspondendo a infraestruturas de reabastecimento/carregamento e estudos de viabilidade relacionados. O Governo alemão terá um orçamento de 1.6 mil milhões de euros disponíveis até 2024 para a aquisição de veículos comerciais amigos do ambiente.
O Governo alemão disponibilizará até 15 milhões de euros a cada uma das empresas elegíveis durante os próximos quatro anos para promover a mudança para veículos comerciais amigos do ambiente. Adicionalmente, serão disponibilizados cerca de 7 mil milhões até 2025 para a construção de infraestruturas de reabastecimento e carregamento de veículos de passageiros e veículos comerciais.
Para o primeiro programa de financiamento, a Hyundai entregará 27 camiões XCIENT Fuel Cell até à segunda metade de 2023.
A empresa sul-coreana, juntamente com a H2 Energy, criou a Hyundai Hydrogen Mobility Germany GmbH (HHMG) para expandir a sua entrada no mercado de veículos comerciais movidos a hidrogénio na Alemanha.
De acordo com o comunicado da Hyundai, a HHMG irá operar no mercado local de vendas, estações de reabastecimento de hidrogénio e serviço ao cliente, bem como estabelecer parcerias especiais de veículos no mercado. A empresa planeia também participar ativamente no segundo programa de financiamento previsto para o segundo semestre deste ano.