Green Future-AutoMagazine

Tesla Model S e Model X voltam finalmente à Europa

A Tesla começou a aceitar encomendas na Europa para os seus modelos Model S Plaid e Model X Plaid. As primeiras entregas dos topo-de-gama da marca norte-americana deverão acontecer entre os meses de dezembro de 2022 e fevereiro de 2023.

As versões ‘base’ dos dois modelos chegarão um pouco mais tarde, durante o próximo ano. Para já, pode ser efetuada apenas uma reserva; a marca comunica que o período de encomendas abrirá “numa data posterior”.

A Tesla deixou de produzir o Model S e Model X em janeiro de 2021, para efetuar uma série de atualizações aos dois modelos, nomeadamente a nível de design, interiores, grupo propulsor, sistemas térmicos, eletrónica e chassis.

As primeiras entregas do novo Model S aos clientes norte-americanos começaram em junho de 2021, seguindo-se o Model X em outubro. As primeiras entregas na Europa deveriam acontecer na segunda metade de 2022, mas vários problemas não permitiram aumentar a escala de produção de acordo com as previsões iniciais. Consequentemente, em dezembro do ano passado, a Tesla decidiu fechar as encomendas dos dois modelos fora da América do Norte.

Depois de quase dois anos de espera, os novos Model S e Model X voltam a estar disponíveis para os clientes europeus, começando pela versão Plaid, com os seus três motores elétricos – no eixo dianteiro e em cada uma das rodas traseiras – com rotores envoltos em carbono, que debitam uma potência combinada de 760 kW, ou 1.020 cv.

O Model S Plaid torna-se assim um dos carros de produção mais rápidos do mundo, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 2,1 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 322 km/h. A autonomia estimada (WLTP) é de 600 km.

O SUV crossover Model X Plaid, por sua vez, acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,6 segundos e atinge 262 km/h de velocidade máxima. A autonomia (WLTP) é de 528 km.

As versões ‘base’, com dois motores elétricos, um em cada eixo, têm níveis de performance ligeiramente mais modestos, mas maior autonomia. O Tesla Model S cumpre o sprint clássico em 3,2 segundos, mas é o automóvel da marca norte-americana que maior distância percorre entre carregamentos: 634 km (WLTP).

Já o Tesla Model X acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e tem uma autonomia (WLTP) de 560 km.