Green Future-AutoMagazine

Volvo vai construir fábrica de baterias para os seus camiões elétricos

O Volvo Group anunciou o início do processo para construir uma fábrica de células de bateria em grande escala, na Suécia, para satisfazer a crescente procura por veículos e máquinas pesadas com bateria elétrica.

“O nosso objetivo é liderar a transição para um sistema de transporte descarbonizado e temos a ambição de, a longo prazo, oferecer aos nossos clientes soluções 100% livres de combustíveis fósseis. Já existe uma procura forte, por parte dos nossos clientes e, para 2030, é nossa ambição que pelo menos 35 % dos produtos que vendemos sejam elétricos. Este aumento requererá grandes volumes de baterias de alto rendimento, produzidas com energia livre de combustíveis fósseis e é um próximo passo lógico, para nós, incluir a produção de baterias no nosso futuro plano industrial”, explicou Martin Lundstedt, presidente e diretor executivo do Volvo Group.

De acordo com o comunicado, estudos indicam que a região sueca de Skaraborg é a “localização ideal” para a nova fábrica, beneficiando da proximidade da fábrica de grupos propulsores do Volvo Group em Skövde e do acesso a energia de fontes renováveis. Os centros de Investigação & Desenvolvimento do Grupo, em Gotemburgo, estão também a duas horas de distância.

O projeto está sujeito à aprovação das autoridades relevantes, e a localização final da fábrica será determinada após consulta pública e obtenção das necessárias autorizações de cariz ambiental.

Os planos do Volvo Group para o novo centro prevêem um aumento gradual da capacidade para alcançar a produção em grande escala em 2030. As células de bateria aí produzidas serão especificamente desenvolvidas para aplicações em veículos comerciais, de forma a apoiar o fornecimento global de camiões, autocarros e equipamentos de construção elétricos, bem como sistemas de transmissão elétricos para diferentes aplicações.