Green Future-AutoMagazine

Primeiros aerogeradores com pás recicláveis já produzem energia

A Siemens Gamesa instalou as primeiras pás recicláveis em aerogeradores do parque eólico offshore de Kaskasi, na Alemanha, naquela que é a primeira instalação comercial do mundo da tecnologia.

Simplificadamente, as pás dos aerogeradores são construídas com diversos materiais – fibra de vidro, madeira, entre outros – agregados através de resina, para formar uma estrutura leve e flexível, capaz de suportar a força dos ventos a que estão sujeitas.

Vários componentes de uma aerogerador, como os componentes da torre e da nacele, são já reciclados no final do ciclo de vida. Contudo, para os materiais compósitos usados nas pás das turbinas eólicas, o processo era, até agora, mais complexo.

A RecyclableBlade da Siemens Gamesa, anunciada inicialmente em setembro de 2021, utiliza um tipo de resina com uma estrutura química que torna possível separá-la eficientemente dos restantes elementos através de uma solução ácida suave, que protege as propriedades destes últimos.

Os materiais das pás dos aerogeradores podem assim entrar num ciclo de economia circular, sendo reaproveitados para fabricar novos produtos e assim evitar a utilização de novos recursos.

A tecnologia RecyclableBlade foi desenvolvida em Aalborg, Dinamarca, e as pás de 81 metros foram fabricadas manualmente em Hull, no Reino Unido. As naceles, por sua vez, foram produzidas em Cuxhaven, na Alemanha.

Os aerogeradoes fazem parte do parque eólico offshore Kaskasi, de 342 megawatts, detido pela empresa alemã de energia RWE, que está localizado cerca de 35 km a norte da ilha de Helgoland, no Mar do Norte alemão.

A Siemens Gamesa pretende tornar todas as suas pás de aerogeradores recicláveis ​​até 2030 e todas as suas turbinas eólicas totalmente recicláveis ​​até 2040.

“É nossa aspiração produzir aerogeradores que possam gerar eletricidade renovável durante 20 a 30 anos. Quando chegam ao final da sua vida útil, podemos separar os materiais e utilizá-los para novas aplicações relevantes. A RecyclableBlade é um grande passo nessa direção e muito antes da nossa meta de 2040”, disse Gregorio Acero, diretor de Gestão de Qualidade e Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Siemens Gamesa.