A Siemens e a MAHLE pretendem colaborar no desenvolvimento do carregamento de veículos elétricos por indução e, para o efeito, as duas empresas assinaram uma carta de intenções, de forma a dar início a esta parceria.
Os planos passam por um intercâmbio próximo de ideias para desenvolver um sistema completo de carregamento indutivo para veículos elétricos, com a MAHLE a aportar a sua experiência como um dos principais fornecedor da indústria automóvel, e a Siemens a trazer a sua experiência no domínio das infraestruturas de carregamento.
“O carregamento sem fios de veículos elétricos está a emergir como um dos mais importantes mercados para o futuro. Além de facilitar consideravelmente a vida dos condutores, que já não têm de lidar com cabos e conectores, é um requisito crucial para a mobilidade autónoma do amanhã. A eficiência de transferência de carga indutiva sem fios é comparável aos sistemas com fios”, afirmou Stefan Perras, diretor de Pré-desenvolvimento e Inovação para Infraestruturas de Carregamento na Siemens AG.
Um dos aspectos previstos nesta colaboração entre a Siemens e a MAHLE inclui esforços de normalização, em coordenação com os organismos de normalização relevantes, com o objetivo de assegurar a interoperabilidade plena entre os veículos e a infraestrutura de carregamento.
As duas partes estão também a planear uma interoperabilidade alargada e testes cruzados entre o equipamento de carregamento no veículos (bobina secundária do circuito) e a infraestrutura de carregamento (bobina primária). Isto permitirá melhorias técnicas e a validação dos sistemas de carregamento indutivo para veículos elétricos, além de garantir a interoperabilidade. O comunicado anuncia que alguns destes testes serão realizados como parte de projetos financiados com fundos públicos.