Depois do Moke, é agora a vez de mais um ícone de praia dos anos 60 regressar como veículo elétrico: o lendário buggy Meyers Manx.
O Manx original, o primeiro ‘buggy de dunas’ californiano, não era mais do que um simples chassis de Volkswagen Beetle modificado com uma carroçaria de fibra de vidro. Muito popular nos anos 60, foram fabricadas cerca de 6.000 unidades até 1971, ano em que a empresa que o produzia fechou portas. Nos anos seguintes, a ideia simples de Bruce Meyers foi profusamente copiada, e vários buggys similares apareceram um pouco por todo o mundo.
Em 1999, Meyers recuperou a empresa, que, quinze anos mais tarde, mostrou um protótipo elétrico. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo fundo de capital de risco Trousdale e agora, a Meyers Manx LLC acaba de apresentar uma versão atualizada e totalmente elétrica do icónico buggy, o Meyers Manx 2.0, que Bruce Meyers pretende levar à fase de produção.
O novo veículo já não é um kit car. Desta vez, virá do fabricante totalmente montado, com uma estética similar à do Meyer Manx original mas modernizada para o século XXI. O automóvel foi desenhado por Freeman Thomas, responsável por automóveis como o Audi TT e o Volkswagen New Beetle.
O novo Meyers Manx deverá ser disponibilizado com duas opções de bateria, de 20 kWh e 40 kWh. Uma vez que o Meyers Manx é bastante mais pequeno e leve do que um automóvel elétrico convencional – dependendo da bateria, o buggy pesará entre 680 kg e 750 kg, cerca de um terço do peso de um veículo elétrico de dimensões normais –, deverá ser mais eficiente, pelo que as autonomias previstas atingem 240 km e 480 km, respetivamente.
Poderá ser carregado a 6 kW com alimentação AC ou 60 kW com um carregador rápido CC. Uma vez que as baterias são relativamente pequenas, o Meyers Manx 2.0 também deverá superar os elétricos convencionais a nível da rapidez de carregamento.
O veículo será impulsionado por dois motores nas rodas traseiras, e a versão com bateria de 40 kWh, com cerca de 200 cv, acelerará dos 0 aos 100 km/h em cerca de 4,5 segundos.
A Meyers Manx pretende entregar 50 unidades do buggy elétrico já em 2023, num ‘programa beta’ que se destina a reunir as sugestões e comentários dos primeiros clientes para atualizar a versão definitiva, que começará a ser comercializada em 2024.