Green Future-AutoMagazine

Pneus produzidos com garrafas PET recicladas estão disponíveis em Portugal

A Continental anunciou que os primeiros pneus com poliéster fabricado a partir de garrafas PET recicladas estão agora disponíveis em Portugal.

Em setembro de 2021, a Continental apresentou pela primeira vez a tecnologia ContiRe.Tex, que permite substituir a totalidade do poliéster convencional do pneu por poliéster desenvolvido a partir de garrafas PET usadas, sem nenhuma etapa química intermédia e não recicladas de nenhuma outra forma.

A empresa alemã afirma que a tecnologia é mais eficiente do que outros métodos padrão; e ainda que as garrafas utilizadas provêm exclusivamente de regiões sem um ciclo fechado de reciclagem.

Num processo de reciclagem especial, as garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois da remoção das tampas. Após a trituração, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente em fio de poliéster. Para produzir um jogo de pneus padrão são necessárias cerca de 40 garrafas PET recicladas.

O novo material está disponível em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6 e EcoContact 6, que ostentam um logótipo especial, gravado na parede lateral, onde se lê “Contém Material Reciclado”.

Os pneus Continental fabricados com recurso à tecnologia ContiRe.Tex são totalmente produzidos em Portugal, na fábrica da Continental Mabor em Lousado, Famalicão, e estão disponíveis através da rede de agentes ContiService.

Em comunicado, a Continental afirma que “está a investigar intensivamente materiais alternativos” para a produção de fio poliéster feito de PET, um material usado na montagem de pneus de passageiros e camiões ligeiros – os cordões têxteis absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis, mesmo sob cargas e temperaturas elevadas.

Em setembro de 2021, o fabricante de pneus estreou o Conti GreenConcept, utilizando poliéster proveniente de garrafas de plástico reciclado na carcaça, na IAA MOBILITY. Para a segunda temporada da série de corridas all-electric Extreme E, que teve início em fevereiro de 2022, a Continental desenvolveu um pneu que também utiliza o ContiRe.Tex; e os veículos de apoio presentes na última edição do Tour de France, em julho, foram também equipados exclusivamente com pneus ContiRe.Tex. 

A Continental promete produzir todos os pneus com materiais 100% sustentáveis até 2050.