Green Future-AutoMagazine

Setor automóvel em discussão na ‘Global Mobility 2022’

Refletir sobre o presente e futuro do setor automóvel e sobre as novas tendências desta indústria. São estes os grandes objetivos da ‘Global Mobility 2022’, conferência promovida pela Mobinov – Associação do Cluster Automóvel de Portugal, em parceria com a ACAP – Associação Automóvel de Portugal e a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, no âmbito do projeto Observatório Automóvel.

O evento – que durante o dia de hoje e amanhã reúne mais de 200 participantes e mais de três dezenas de oradores, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa – centra-se numa análise estruturada das temáticas mais relevantes para o setor automóvel à escala internacional, considerando as mudanças por que passa atualmente. Além de se debruçar sobre o panorama da indústria automóvel em Portugal e sobre as tendências que irão marcar os próximos anos, a ‘Global Mobility 2022’ dá destaque, ainda, a dossiês estratégicos para o setor, como é o caso dos Recursos Humanos ou a Investigação e Desenvolvimento (I&D).

O arranque do evento foi dado hoje, 5 de setembro, na sessão de abertura, a cargo de Jorge Rosa (presidente da Mobinov), Hélder Pedro (secretário-geral da ACAP) e José Couto (presidente da AFIA), a que se seguiu a apresentação do Guia de Boas Práticas, GPS PME AUTO, realizada por Pedro Silva (OPCO). “Inteligência Artificial e Big Data na Indústria Automóvel” foi o tema do painel que fechou a manhã deste primeiro dia da conferência e que contou com a participação de Germano Veiga (INESC TEC), Nuno Flores (INTROSYS), Luís Bastos (SIEMENS) e Rui Bonifácio (Continental Engineering and Services). A moderação do debate foi assegurada por Jorge Castro, da ZF Group.

Ao início da tarde, António Lucas Soares (INESC TEC) e Fernando Machado (Mobinov) apresentam a Plataforma Observatório Automóvel, seguindo-se um debate sobre a importância da investigação e desenvolvimento para o setor, conduzido por Helena Gouveia (ISQ). O painel conta, ainda, com as intervenções de Carlos Ribas (BOSCH), Júlio Grilo (SIMOLDES), Nuno Mendonça (Universidade de Coimbra) e Pedro Lima (Técnico de Lisboa). Segue-se a sessão “Infraestruturas: Uma Barreira para o veículo Autónomo e Conectado?”, que conta com as intervenções de João Figueiredo (Infraestruturas de Portugal), João Carvalho (Capgemini Engineering) e Pedro Rito (Universidade de Aveiro). A moderação deste momento está a cargo de Artur Mateus, do Instituto Politécnico de Leiria. A intervenção de João Neves, secretário de Estado da Economia, encerra o primeiro dia da conferência.

Nuno Mangas (COMPETE 2020) é a figura responsável pela sessão de abertura do segundo dia da ‘Global Mobility 2022’, à qual se segue o debate sobre a “Importância da Qualificação dos Recursos Humanos no âmbito da twin transition”. A temática será explorada por Catarina Paralta (SGS), João Costa (ATEC), Patrícia Oliveira (IAPMEI) e Patrícia Villas-Boas (Schmidt Light Metal), com a moderação de Pedro Silva (OPCO). A sustentabilidade do setor domina os restantes painéis de debate da conferência, destacando-se, aqui, a reflexão sobre a relação entre os veículos elétricos e a hidrogénio (rivais ou complementares?), que será conduzida por António Luís Moreira (Técnico de Lisboa) e levada a cabo por Luís Barroso (MOBI.E), Tiago Freitas (AVL Ibérica) e Vasco Amorim (UTAD).

Já o programa da tarde inicia-se com o painel “Soluções de Mobilidade: Economia Partilhada”, que será moderado por Hélder Pedro (ACAP) e que contará com a presença de Miguel Pinto (Continental Advanced Antenna), Paulo Humanes (CEiiA), Ricardo Coelho (RANGEL) e Ricardo Vitorino (UBIWHERE). Segue-se a sessão sobre a “Economia Circular na Indústria Automóvel”, que terá como intervenientes Ana Reis (INEGI), Catarina Dias (TMG AUTOMOTIVE) e José Amaral (ValorCar) e que será orientada por António Lorena (3 DRIVERS). A ‘Global Mobility 2022’ ficará marcada, ainda, pela intervenção de Josep Nadal – vice-presidente do European Automotive Cluster Network (EACN). O encerramento do evento ficará a cargo de Francisco Sá – presidente do IAPMEI.