Green Future-AutoMagazine

Carregar a bateria sem cartão ou ‘app’

A BMW anunciou que, a partir de 2023, uma nova função Plug&Charge estará disponível nos modelos BMW, permitindo que os clientes carreguem eletricidade em pontos de carregamento públicos sem precisar usar um cartão de carregamento ou aplicativo.

A autenticação necessária para iniciar o processo de carregamento e faturação é realizada automaticamente por meio de uma troca de dados entre o veículo e a estação de carregamento. Desta forma, o utilizador tem apenas de conectar o ponto de carregamento à porta de carregamento do seu veículo – e os dados ‘fluirão’ através do cabo de carregamento, além da eletricidade, não havendo necessidade de ativar a alimentação de energia usando um aplicativo ou cartão de carregamento. A autenticação do veículo é efetuada de forma independente e automátiva, transmitindo os dados do contrato do cliente.

O sistema apresenta ainda um benefício adicional: ao contrário da ativação do processo de carregamento através de um aplicação, a autenticação automática pelo veículo não requer uma conexão online no local de carregamento, o que é particularmente vantajoso em garagens subterrâneas.

Ao mesmo tempo, a BMW anunciou também que será o primeiro fabricante de automóveis a integrar uma funcionalidade de múltiplos contratos na sua oferta Plug&Charge, permitindo assim que os clientes armazenem digitalmente no veículo múltiplos contratos de carregamento – de pelo menos cinco fornecedores diferentes – e usem as estações de carregamento desses operadores de maneira conveniente. Para este propósito, foram integradas as normas atuais e futuras da ISO-15118-2 e ISO 15118-20.

As soluções Plug&Charge anteriores estavam sempre vinculadas a um único fornecedor fixo de eletricidade. A nova solução, que estará disponível para os modelos BMW no futuro, oferece maior flexibilidade: ao armazenar digitalmente no veículo os dados de acesso individuais para vários contratos de carregamento, o cliente pode aceder à sua conta de carregamento BMW e outros contratos individuais enquanto estiver na estrada. O único pré-requisito é que os fornecedores correspondentes deverão estar conectados à rede europeia de eRoaming da Hubject.

A BMW afirma que esta flexibilidade é especialmente favorável para os utilizadores de veículos elétricos de frotas empresariais, que podem, desta forma, usar a rede nacional do BMW Charging, mas também podem obter eletricidade convenientemente de fornecedores com os quais seu empregador celebrou um contrato de carregamento separado – para pontos de carregamento nas instalações da empresa, por exemplo. Em ambos os casos, após a ligação do cabo de carregamento, o cliente apenas tem de selecionar e confirmar o respetivo contrato no respetivo menu do sistema operativo do veículo para iniciar o processo de carregamento.

O BMW Group demonstrará a função “Multi Contract Plug&Charge” em público pela primeira vez na Intercharge Network Conference, que acontecerá em Berlim a partir de 12 de setembro.