Na passada quarta-feira, 14 de setembro, teve lugar a primeira viagem de um veículo autónomo realizada em Portugal. Durante a demonstração pública na Ponte Internacional Valença-Tui, um shuttle autónomo utilizou a tecnologia 5G para ultrapassar com sucesso um conjunto de obstáculos, marcando desta forma a conclusão do projeto europeu 5G-MOBIX, que veio demonstrar o papel do 5G na mobilidade autónoma conectada.
Num primeiro momento desta demonstração pública, o shuttle autónomo, perante a obstrução do percurso, passou o controlo para o centro de controlo de tráfego, onde um técnico assumiu a condução, remotamente, usando uns óculos de realidade virtual.
Num segundo caso, um pedestre que se encontrava num ângulo morto do veículo foi detetado por um sensor instalado na ponte, que passou a informação à rede e ao shuttle, evitando a colisão. Toda a informação foi transmitida pela rede 5G da NOS, fazendo uso de tecnologia Nokia, em tempo real, assegurando a velocidade, baixa latência e a fiabilidade da comunicação, aspetos essenciais para garantir a segurança da viagem.
Jorge Graça, Chief Technology and Information Officer da NOS, sublinhou: “Hoje, assistimos a um momento determinante na preparação do futuro da Condução Autónoma. Tivemos oportunidade de participar em demonstrações em ambiente real e com obstáculos verdadeiros, algo nunca antes feito em Portugal. E tudo isto num corredor transfronteiriço, onde foi necessário ultrapassar vários desafios relacionados com a interligação das redes dos dois países”.
“Esta é a conclusão de um longo percurso que reuniu vários parceiros e que não nos deixa dúvidas que o 5G será essencial na Mobilidade Autónoma Conectada. Da parte da NOS queremos continuar a liderar momentos pioneiros como este, abrindo caminho para um futuro com uma mobilidade mais inteligente e mais acessível a todos, mas também com maior segurança rodoviária e sustentabilidade”, concluiu o administrador da NOS.
A iniciativa 5G-MOBIX, financiada pela União Europeia (2018-2022) no âmbito do Horizonte 2020, tem como objetivo principal estabelecer a base para o desenvolvimento de corredores 5G e impulsionar o desenvolvimento de oportunidades aplicadas à Mobilidade Autónoma Conectada. O consórcio reúne 58 parceiros de 13 países da União Europeia, bem como Turquia e Coreia do Sul, entre outros.
O projeto do corredor transfronteiriço Portugal-Espanha liga o Porto a Vigo e a equipa de investigação cobre toda a cadeia de valor, desde empresas do setor automóvel e da área da mobilidade, operadores de telecomunicações, até autoridades públicas e centros de investigação. De acordo com o comunicado da NOS, a equipa tem trabalhado os vários cenários de Condução Autónoma Conectada com vários desafios de interoperabilidade, sem falhas, entre múltiplos operadores de diferentes países.
Ao longo dos quatro anos do projeto, a NOS trabalhou em parceria com a Nokia, tendo disponibilizado espetro para os vários testes piloto e sido responsável pelo desenho, configuração e implementação da rede 5G, bem como com a interligação com a rede da operadora espanhola.
A NOS adianta que as informações e conhecimentos resultantes do projeto 5G-MOBIX servirão de informação de base para a definição de novas regulações e standardizações, a nível europeu, relacionadas com a Mobilidade Autónoma Conectada, bem como para impulsionar o desenvolvimento de novos modelos de negócios em torno desta área.