Green Future-AutoMagazine

Iveco revela a eDaily totalmente elétrica

A Iveco anunciou o lançamento da eDaily, o seu novo furgão de zero emissões. Concebida para ser o ‘gémeo elétrico’ da conhecida Daily, a eDaily cobre as diferentes aplicações de um veículo comercial ligeiro, incluindo missões e conversões para serviços mais pesados.

Esta versão zero emissões pretende dar resposta à evolução da mobilidade, respondendo às novas regras de acesso a muitas áreas metropolitanas. A Iveco garante que a eDaily é o melhor furgão para a cidade, sendo o único veículo ligeiro de mercadorias elétrico a oferecer até 20 m3 de volume de carga, até 4,6 toneladas de carga útil e até 3,5 toneladas de capacidade de reboque.

A nível de desempenho, a versão totalmente elétrica do furgão Daily apresenta-se com uma potência máxima de 140 kW (190 cv), 400 Nm de binário máximo e até 120 km/h de velocidade máxima. Quando é necessária potência extra, os condutores podem tirar partido de um impulso adicional ativando a função Hi-Power.

A eDaily destaca-se por permitir aos clientes escolher o nível de autonomia que melhor se adequa às suas necessidades, sendo que a configuração pode ser melhorada ao longo de toda a vida útil do veículo. O furgão pode ser assim equipado com uma, duas ou três baterias – conjuntos de baterias modulares FPT Industrial/Microvast de 37 kWh que, de acordo com a Iveco, representam uma densidade de energia de “nível superior”: 265 Wh/kg ao nível da célula. Estão protegidas por uma garantia de 8 anos e até 250.000 km, incluindo a substituição quando a capacidade cai abaixo de 80%.

As opções de carregamento incluem o carregamento rápido a 80 kW, que adiciona até 100 km de autonomia em cerca de 30 minutos.

A eDAILY surge no mercado nas variantes furgão, chassis cabina simples, chassis cabina dupla e minibus com preso bruto de 3,5 a 7,2 toneladas, nas versões de rodado simples ou duplo, com uma vasta gama de opções de altura e distância entre eixos. Todas as funcionalidades de tecnologia e conforto da Daily estão disponíveis no modelo elétrico, incluindo a suspensão pneumática inteligente AIR-PRO. A eDaily é ainda a única LCV elétrica a oferecer diversas relações diferenciais nas versões 50C (3,6 ou 4,44) e 72C (4,3 ou 5,13).

A Iveco destaca ainda o chassis “ultra forte de sempre”, sem componentes salientes da estrutura superior e com interfaces digitais e analógicos (como o CAN BUS 2.0B) que fazem da eDaily uma base EV versátil e completa para conversões. Uma gama de tomadas de potência elétricas até 15 kW está disponível para alimentar a refrigeração, gruas e outras superestruturas. A energia da rede pode ser utilizada para alimentar o equipamento quando o veículo está ligado a um carregador ou tomada e a alimentação de energia das baterias principais torna possível a utilização de tomadas, mesmo quando o motor elétrico está desligado.

Alessandro Massimino, diretor de Marketing e Gestão de Produtos da Iveco Truck Business Unit, afirmou: “O elétrico representa o futuro e nós queremos tornar a eletrificação acessível a todos os nossos clientes. Como elemento-chave da estratégia de desenvolvimento de produtos e do plano de transição da Iveco, concebemos a eDaily com o objetivo de tornar toda a sua gama elétrica, mantendo as características pelas quais o nosso veículo é celebrado: robustez, fiabilidade, versatilidade, capacidade de carga e desempenho. Com a sua vasta gama, conjunto de baterias totalmente modular e adaptabilidade a uma vasta gama de conversões e aplicações, a nova eDaily traz a mobilidade elétrica a novas missões e clientes”.

A eDaily já pode ser encomendado em toda a Europa, com as entregas a decorrerem a partir do início do próximo ano. Um micro-site dedicado permite aos clientes navegar nas funcionalidades adaptadas aos proprietários da eDaily, incluindo um Simulador eMission, que permite ais clientes configurar a solução que melhor se adequa às suas necessidades.