Green Future-AutoMagazine

Peugeot e-208 ganha potência e autonomia em 2023

Após uma primeira otimização no final de 2021, que havia aumentado a sua autonomia em 6,5% (mais 22 quilómetros), o Peugeot e-208 beneficiará, em 2023, de uma nova evolução. O modelo passará a integrar a mesma cadeia de tração do seu ‘primo’, o novo Peugeot e-308, que também chegará ao mercado no próximo ano.

O Peugeot e-208 passará assim a contar com um novo motor elétrico 15% mais potente, passando de 100 kW (136 cv) para 115 kW (156 cv). Além destes 15 kW suplementares, o novo motor elétrico, que também equipará o novo e-308, apresenta um binário de 260 Nm.

A bateria também é renovada para a mesma unidade que equipará o e-308, tendo agora uma capacidade bruta de 51 kWh (48,1 kWh úteis) e funcionando a 400 V.

Com melhorias a nível de eficiência, a versão do Peugeot e-208 que chega no próximo ano reduz o consumo médio de energia para 12 kWh, o que se traduz, por sua vez, num aumento de 10,5% em termos de autonomia, ou seja, mais 38 quilómetros. O Peugeot e-208 passa assim a alcançar 400 km de autonomia máxima.

No final de 2021, o Peugeot e-208 havia já beneficiado de uma primeira evolução, que visou aumentar a sua eficiência. Passou a oferecer, à época, uma autonomia máxima de 362 km (WLTP), que representou então um ganho de 22 km face à versão original, lançada no final de 2019.

Assim, desde o seu lançamento e graças às duas evoluções consecutivas, o ganho em autonomia atinge 17,65%, a par de uma diminuição em 15% do consumo energético. O primeiro estágio de otimização implicou uma série de medidas, que se mantêm presentes no novo e-208, nomeadamente a bomba de calor acoplada a um sensor de humidade instalado na parte superior do para-brisas, que otimiza a eficiência energética do aquecimento e do ar condicionado; pneus de classe ‘A+’ para minimizar as perdas energéticas provocadas pela resistência ao rolamento; e a nova relação do redutor que aumenta a autonomia em viagens em estrada e autoestrada; e a evolução dos pneus para a classe ‘A+’, que minimiza as perdas energéticas de resistência ao rolamento.

De acordo com a marca francesa, a eficácia desta primeira evolução foi especialmente em condições de baixas temperaturas. Além dos ganhos substanciais em autonomia no ciclo WLTP, houve benefícios significativos em termos de utilização real por parte dos clientes, na ordem dos 40 km, em condições de tráfego urbano, a temperaturas próximas de 0°C.

Desde o lançamento em 2019, já foram produzidos cerca de 110.000 unidades do Peugeot e-208 e, em 2022, o automóvel passou a assumir a liderança de vendas no segmento B elétrico na Europa. Neste ano, em França, é mesmo o automóvel elétrico mais vendido, entre todos os segmentos.

Em Portugal, no acumulado de 2022, o Peugeot e-208 continua a reforçar a posição de berlina 100% elétrica mais vendida do segmento B, com 35,4% de quota. Se consideradas todas as silhuetas do segmento, o e-208 aumenta também a sua quota para 18,6%.