Depois de anunciar formalmente que irá reavivar o conceito GSe como uma nova submarca para modelos desportivos eletrificados, a Opel divulgou informações e imagens do Opel Astra GSe e do Opel Astra Sports Tourer GSe, os primeiros modelos que ostentam a nova insígnia – que agora significa Grand Sport electric.
Híbridos plug-in disponíveis nas versões Astra Sports Tourer (‘carrinha’) e Astra de cinco portas (hatchback), os novos modelos oferecem, de acordo com a Opel, “o melhor equilíbrio entre o conforto de condução e o comportamento dinâmico orientado para a performance, combinando estas caraterísticas com a responsabilidade ambiental”.
Com uma potência do sistema de 165 kW (225 cv) e um binário máximo de 360 Nm, os novos Astra GSe e Astra Sports Tourer GSe posicionam-se no topo das respetivas classes em termos de aceleração (arranque parado) e velocidade máxima.
A Opel afirma também que os novos modelos estabelecem uma nova referência no que respeita ao envolvimento do condutor. Em comparação com os seus ‘irmãos’ convencionais, as versões GSe são mais ágeis e mais eficazes – a direcção, a suspensão e os travões “respondem imediata e previsivelmente” às ações do condutor.
O construtor alemão declara que as novas características de comportamento dinâmico, orientadas para o desempenho, se devem a um chassis dedicado, rebaixado em 10 mm. Em comparação com os seus rivais mais próximos, os novos modelos proporcionam uma estabilidade superior em curvas e em travagem.
A afinação desportiva da direção é específica das versões GSe, enquanto as molas e os amortecedores hidráulicos específicos, em ambos os eixos, foram configurados para conciliar a condução dinâmica e conforto. Os amortecedores contam com a tecnologia KONI FSD (Frequency Selective Damping), que permite diferentes características de amortecimento em altas frequências (controlo da suspensão) e baixas frequências (controlo da carroçaria). As configurações do ESP (controlo de tração) são também exclusivas dos modelos GSe, com o limite de ativação ajustado para corresponder ao comportamento dinâmico de condução.
A nível estético, os detalhes que marcam a assinatura GSe incluem o design das jantes de liga leve de 18 polegadas, inspiradas no protótipo 100% elétrico Manta GSe, o pára-choques dianteiro específico, a secção dianteira e o logótipo GSe na porta traseira.
No interior, as ambições desportivas são realçadas pelos bancos dianteiros com acabamento em Alcantara, exclusivos das versões GSe. A marca afirma também que estes assentos reforçam a sua reputação de longa em termos de ergonomia, especialmente na classe dos modelos compactos do Astra, graças à certificação AGR.
“Os novos Astra GSe e Astra Sports Tourer GSe são os modelos ideais para o lançamento da nossa nova e dinâmica submarca, em total alinhamento com a nossa estratégia de nos tornarmos uma marca totalmente elétrica até 2028”, referiu o CEO da Opel, Florian Huettl.