Green Future-AutoMagazine

Polestar 3 já tem data de lançamento

A Polestar já anunciou a data de lançamento do seu próximo automóvel, o Polestar 3. A marca sueca de performance elétrica vai apresentar o seu primeiro SUV no dia 12 de outubro, num evento que terá lugar em Copenhaga, na Dinamarca.

Construído sobre uma nova base tecnológica totalmente elétrica, desenvolvida e partilhada com a Volvo Cars, o Polestar 3 apresenta, de acordo com a marca, as últimas novidades em componentes de alta tecnologia – onde se inclui a computação central da NVIDIA e vários sistemas avançados de segurança da Volvo Cars e de outros fornecedores de referência como a Zenseact, a Luminar e a Smart Eye.

“Tivemos de nos perguntar: como deverá ser um SUV moderno? O Polestar 3 define o que é um SUV para a era elétrica e, ao projetá-lo, abordámos alguns dos fundamentos do arquétipo: proporções, postura e aerodinâmica”, afirma Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.

A nível de conjunto propulsor, todas as versões de lançamento apresentam um motor duplo com sistema de torque elétrico através de um sistema de dupla embraiagem no motor elétrico traseiro.

O novo automóvel inclui ainda, de série, uma suspensão pneumática adaptativa de dupla câmara e amortecedores ativos, que permite “alternar entre o conforto e a dinâmica proporcionada por uma suspensão firme”: os amortecedores ajustam-se às condiçoes da estrada uma vez a cada dois milissegundos (500 Hz).

“É esta capacidade instantânea de se transformar, em menos de um piscar de olhos de um modelo estradista confortável para um automóvel com um desempenho ágil e acutilante que torna o Polestar 3 um SUV elétrico tão especial, de performance elevada. Beneficia também de um centro de gravidade baixo e de uma base larga para uma estabilidade máxima, e uma sensação excitante ao volante”, acrescenta Thomas Ingenlath.

O Pack Performance, opcional, permite uma potência máxima de 380 kW e um binário de 910 Nm, em conjunto com a afinação disponibilizada pelos amortecedores ativos e pela suspensão pneumática proporcionada pela engenharia do chassis Polestar. Este Pack inclui ainda os detalhes em ouro sueco na assinatura Polestar e pormenores nas tampas das válvulas, nos cintos de segurança e na luz interior com uma faixa gravada a laser.

O Polestar 3 é, como o nome indica, o terceiro automóvel produzido pela marca sueca. O primeiro, o híbrido plug-in Polestar 1, foi produzido entre 2019 e 2021, destacando-se pelo chassis em fibra de carbono, 609 cv de potência e 1.000 Nm de binário, e uma autonomia de 124 km em modo elétrico (WLTP) – a maior entre todos os automóveis híbridos, à data do seu lançamento.

O fastback 100% elétrico Polestar 2 é o primeiro modelo inteiramente elétrico e de grande volume da empresa. A gama inclui três variantes com uma combinação de baterias de autonomia longa e standard, podendo chegar a 78 kWh, e grupos motopropulsores com um ou dois motores. A versão mais potente, equipada com o Pack Performance, atinge 350 kW (476 cv) e um binário de 680 Nm. 

A partir de 2022, a Polestar tenciona lançar um novo veículo elétrico por ano, começando com o Polestar 3, ao qual se seguirá, em 2023, o Polestar 4, um SUV coupé elétrico mais compacto do que o antecessor. Já em 2024, está previsto o lançamento do Polestar 5, um GT de 4 portas elétrico que corresponde à evolução de produção do protótipo Polestar Precept.

A Polestar afirma que pretende produzir um carro verdadeiramente neutro em termos climáticos até 2030, procurando reduzir o seu impacto climático com cada novo modelo lançado.