Os automóveis elétricos são a porta de entrada dos fabricantes chineses entrarem no mercado europeu, e a SAIC Maxus estreou-se no IAA Transportation Show de 2022, que decorreu em Hanover, Alemanha, com a sua mais recente gama de veículos, entre os quais o MIFA 9, que a marca afirma ser o primeiro MPV (Multi-Purpose Vehicle) 100% elétrico de luxo do mundo.
A Maxus apresentou cinco dos seus veículos elétricos premium no IAA Transportation Show 2022: além do MIFA 9, a marca apresentou os comerciais ligeiros eDeliver 3 e eDeliver 9, a pick-up elétrica T90 EV e o mais recente projeto da SAIC, o Maxus Electric Light Truck.
Maxus MIFA 9
MIFA é o acrónimo de Maximum, Intelligent, Friendly e Artistic (Máximo, Inteligente, Amigável e Artístico), que são, de acordo com a marca, os principais atributos de modelo.
O modelo que esteve em exposição possui sete lugares e especificações topo de gama, incluindo o primeiro Assistente de Condução Inteligente da indústria automóvel, que reconhece automaticamente o estilo de condução adequado através de dados e dos cenários de condução.
O Maxus MIFA 9 está equipado com uma bateria de lítio da CATL, de 90 kWh, e um motor elétrico com 180 kW de potência, com um binário máximo de 350 Nm. A nível de equipamentos, a Maxus destaca a porta da bagageira de acionamento automático, as portas deslizantes elétricas de ambos os lados, a travagem hidráulica com assistência elétrica, direção assistida elétrica, travão de estacionamento eletrónico, bem como o radar dianteiro e traseiro, carregamento do dispositivo de aquecimento e controlo inteligente dos faróis.
Maxus T90 EV
A Maxus apresentou também a sua nova pick-up elétrica T90 EV, com um motor elétrico de 150 kW, bateria de 88,5 kWh e uma autonomia de 330 km (WLTP combinada). A marca chinesa destaca a aparência desportiva, o espaço interior amplo, e afirma que esta pick-up tem um elevado nível de equipamento e um habitáculo “contemporâneo e elegante”, que inclui um painel de instrumentos digital com um ecrã tátil de 10,25 polegadas e visual minimalista.
A Maxus T90 EV tem ainda uma capacidade de carga útil de 1.000 kg e uma capacidade de reboque (sem travão) de 750 kg. A distância ao solo (sem carga, até a à parte inferior do diferencial) é de 187 mm, sendo capaz de passagens a vau até 550 mm.
eDeliver 3 e eDeliver 9
Em 2016, a LDV – à data, a denominação da Maxus – lançou o seu primeiro veículo comercial totalmente elétrico, o EV80. Depois de seis anos e 2,3 mil milhões de euros investidos, a marca substituiu o EV80 por dois veículos elétricos com uma nova plataforma: o eDeliver 3 e o eDeliver 9.
Concebido de raiz apenas para propulsão elétrica e equipado com uma bateria de 50,23 kWh, o eDeliver 3 é um pequeno furgão com uma autonomia de 238 km (WLTP combinado). Possui um motor de 90 kW com um binário máximo de 255 Nm e está disponível em várias variantes e opções de distância entre eixos.
Por seu lado, o eDeliver 9 está disponível em duas opções de dimensões e com três opções de bateria, a que se junta um motor elétrico de 150 kW. Através de diversos métodos de refrigeração do sistema propulsor, oferece um tempo de carregamento reduzido (36 a 45 minutos para carregar dos 20% aos 80%, embora o tempo de carregamento real varie de acordo com o tipo de bateria), uma vida útil da bateria prolongada e maior autonomia de utilização, de acordo com o comunicado da Maxus.
Maxus Electric Light Truck
Igualmente em estreia europeia, o novo Electric Light Truck da Maxus apresenta uma autonomia de 213 km (com carregamento completo) e possui uma cabina individual de três lugares. O peso bruto é de 7.490 Kg.
Com uma bateria de lítio de 127,74 kWh da CATL, atinge uma velocidade máxima de 90 km/h, com potência máxima de 110 kW e binário máximo de 1.200 Nm. Tem uma potência máxima de carregamento de 102 kW para um carregamento com CC (em 1,5 horas) e de 22 kW para um carregamento com CA (em 11 horas).
Ao comentar a primeira presença da Maxus no principal salão dedicado ao transporte, veículos comerciais e logística, o diretor-geral da SAIC para a Região Europeia, Jack Zhu, afirmou: “Estamos a colocar no centro das atenções a nossa crescente gama de veículos totalmente elétricos. Enquanto elemento integrante do grupo que detém as marcas de veículos comerciais elétricos mais inovadoras e vanguardistas da Europa, a SAIC Maxus quer reforçar o seu papel de liderança no setor e atingir essa posição também neste continente. A nossa forte presença em salões como este é prova desta ambição. O nosso stand no IAA Transportation 2022 chegou num momento importante para a marca Maxus e realça o seu crescimento na Europa”.
A Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC), ao qual pertence a Maxus desde 2010, é o maior grupo automóvel da China e ocupa a 68ª posição na lista Global 500 da Fortune. As vendas no primeiro semestre de 2022 ascenderam a mais de 390 mil veículos elétricos em todo o mundo.
A marca está atualmente disponível em 73 países e regiões de todo o mundo. Possui mais de 400 concessionários no continente europeu, nomeadamente Reino Unido (56), Irlanda (22), Países Nórdicos (150), Alemanha (57), Espanha (20) e Itália (18). Em Portugal, é representada pelo grupo Astara.