Green Future-AutoMagazine

Jeep inicia ofensiva na Europa com o SUV elétrico Avenger

A Jeep revelou o novo Jeep Avenger, o primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) da marca do Grupo Stellantis.

Este compacto de 4,08 metros de comprimento lidera a introdução de um portefólio de veículos totalmente elétricos de dimensão adequada para os mercados da Europa, sendo um elemento-chave na estratégia global de eletrificação da Jeep, marca que procura tornar-se um líder mundial em SUV com zero emissões.

“O novo Jeep Avenger representa um marco fundamental para a marca, uma vez que é o primeiro de um portefólio de veículos BEV da Jeep totalmente novos a ser introduzido na Europa”, disse Christian Meunier, CEO da marca Jeep. “Oferece a típica capacidade da marca Jeep perfeitamente adequada para o mercado europeu e no Salão Automóvel de Paris estamos a mostrar por que razão é uma grande alternativa totalmente elétrica da marca Jeep aos atuais protagonistas do segmento B-SUV”.

Produzido na fábrica da Stellantis em Tychy, na Polónia, o novo Avenger está equipado de série com os sistemas Selec Terrain e Hill Descent Control. A marca afirma que estes sistemas, em conjunto com os ângulos de ataque (20º) e de saída (32º) do Avenger, bem como com a sua distância ao solo (200 mm), “trazem para o segmento um elevado nível de competência”.

O sistema Selec Terrain oferece seis modos de condução. Além dos habituais ‘Normal’, ‘Eco’ e ‘Sport’, existe ainda um modo ‘Snow’ para estradas ou trilhos gelados, ‘Mud+ para otimizar o desempenho sobre lama e melhorar a aderência, e ‘Sand’ para limitar o risco de retenção em solo arenoso.

Em termos de eletrificação, o Jeep Avenger está equipado com um sistema de propulsão elétrica de 400 V, que combina um novo motor elétrico e uma nova bateria. A segunda geração do propulsor elétrico de 400 V é a primeira a ser lançada pela Emotors, uma joint-venture entre a Stellantis e a Nidec Leroy-Somer Holding. Fornece 115 kW, o que corresponde a 156 cv de potência, e 260 Nm de binário máximo.

A nova bateria de 54 kWh, que também é produzida pela Stellantis, é composta por 17 módulos e 102 células que utilizam a química de iões de lítio NMC 811. Permite uma autonomia de 400 km no ciclo WLTP, valor que sobe para 550 km no ciclo urbano.

Utilizando um cabo Mode 4 de 100 kW em corrente contínua ligado a um ponto de carregamento rápido, 3 minutos são suficientes para proporcionar uma autonomia de viagem de 30 km. Em cerca de 24 minutos, é possível carregar as baterias de 20 a 80% da sua carga. Com um cabo Mode 3 de 11 kW para corrente alternada ligado a uma wallbox ou estação pública, é possível carregar de 0 a 100% em 5,5 horas.

Para reduzir os danos causados por impactos a baixa velocidade, que constituem cerca de 70% das ocorrências na Europa, o novo Avenger está equipado com placas e painéis de proteção. A Jeep estima que, graças a estas adições, um cliente pode reduzir os custos de danos potenciais por acidente em cerca de 1.000 euros. Em particular, os faróis dianteiros são embutidos e posicionados em posição elevada para proteção no caso de impactos a baixa velocidade.

O Avenger dispõe ainda de condução autónoma de nível 2, capaz de ajustar automaticamente a velocidade e a trajetória, recorrendo às tecnologias Adaptive Cruise Control e Lane Centering. Inclui o sistema Traffic Jam Assist, para facilitar a condução em tráfego intenso.

O novo modelo também dispõe dos seguintes sistemas de assistência à condução: Traffic Sign Recognition, que lê e interpreta os sinais de trânsito; Automatic Emergency Braking com reconhecimento de peões e ciclistas, capaz de abrandar o veículo até uma imobilização para evitar (ou mitigar) possíveis acidentes; Drowsy Driver Alert, que alerta o condutor quando um momento de sonolência afeta a sua atenção; Blind Spot Monitoring, que monitoriza o ângulo morto do condutor; Lane Keeping Assist, que alerta o condutor quando o veículo sai da faixa; sensores de estacionamento a 360° com Active Park Assist; e câmara traseira a 180° com vista do tipo drone.

O Jeep Avenger chega aos concessionários a partir de março de 2023, mas os clientes podem, a partir de dia 2 de novembro e no website da marca, reservar a Launch Edition, uma versão de lançamento “totalmente equipada”, disponível a partir de 39.500 euros.