Green Future-AutoMagazine

Maior produtor de petróleo do mundo vai fabricar carros elétricos

O fundo soberano da Arábia Saudita anunciou que o lançamento da Ceer, a primeira marca automóvel do país, que produzirá carros elétricos como parte do esforço saudita para desenvolver novas indústrias e diminuir a dependência das exportações de petróleo. Os primeiros veículos deverão estar disponíveis em 2025.

A Ceer “é a primeira marca automóvel saudita a produzir veículos elétricos na Arábia Saudita e projetará, fabricará e venderá uma gama de veículos para consumidores na Arábia Saudita e na região MENA [Médio Oriente e Norte de África], incluindo sedans e SUVs”, declarou o Fundo Público de Investimento saudita, em comunicado.

A nova marca resulta de uma joint-venture entre o Fundo e a empresa chinesa Foxconn, um dos principais fornecedores da Apple. De acordo com o comunicado, a Ceer prevê atrair mais de 150 milhões de dólares em investimento direto estrangeiro, criar mais 30.000 empregos diretos e contribuir para o PIB da Arábia Saudita com mais de 8 mil milhões de dólares, até 2034.

O comunicado do Fundo avança ainda que a joint-venture “licenciará a tecnologia de componentes da BMW para uso no processo de desenvolvimento de veículos”. A Foxconn, por seu turno, “desenvolverá a arquitetura elétrica dos veículos, resultando num portfólio de produtos que liderará nas áreas de infoentretenimento, conectividade e tecnologias de condução autónoma”.

“Vamos aproveitar a experiência tecnológica da Foxconn para apoiar a visão da Ceer de criar uma gama de veículos elétricos icónicos que são construídos em torno dos temas de conectividade, infoentretenimento e autonomia”, afirmou o presidente da Foxconn, Young Liu, de acordo com o comunicado. “Queremos tornar os veículos elétricos dominantes, e é isso que a Ceer vai alcançar na Arábia Saudita e em toda a região”.

A nova marca não é a primeira incursão do fundo soberano saudita no domínio da mobilidade elétrica. O Fundo detém mais de 60% do fabricante norte-americano Lucid, que está atualmente a construir uma fábrica de automóveis elétricos em Jeddah, com capacidade para produzir 150.000 veículos por ano. O governo saudita tem ainda um acordo com a Lucid que prevê a aquisição de 100.000 unidades dos modelos da marca, nos próximos dez anos.