Menos de seis meses após o seu lançamento no mercado nacional, a scooter 100% elétrica SEAT Mó 125 atingiu a primeira centena de matrículas. Desde a sua chegada a Portugal, esteve sempre no pódio de vendas nacional do segmento de motociclos elétricos.
Com um motor elétrico de 7 kW (potência máxima de 9 kW), equivalente a uma scooter de 125 cc, a SEAT Mó 125 apresenta-se com uma bateria de iões de lítio de 5,6 kWh, que permite uma autonomia máxima de 133 km. Além da economia – o carregamento completo tem um custo inferior a 1 euro –, a bateria tem a particularidade de ser retirada e transportada de forma simples, podendo ser carregada em qualquer local com uma tomada de eletricidade convencional.
“A SEAT Mó 125 chegou para mudar o panorama atual da mobilidade elétrica das cidades. Estamos perante uma scooter que garante pura diversão, muito ágil no trânsito sendo a mais rápida nos semáforos no seu segmento, sem complicações para estacionar, bastante económica, com zero emissões, com a bateria removivel e com possiblidade de carregamento em qualquer lugar. Estas são as principais vantagens que levam à grande procura pela mesma, traduzindo-se numa posição de destaque no panorama de vendas nacional das motos elétricas, já com cem matrículas em menos de 6 meses e uma quota de mercado de 15,9%”, explicou Diogo Ramos, responsável pela SEAT Mó Portugal.
Recentemente, foi apresentada uma nova versão, a SEAT Mó 125 Performance, com um motor elétrico de 7,5 kW (com um pico de potência máxima de 11,5 kW). Inclui uma função eBoost, que permite aumentar a velocidade máxima até 105 km/h (em comparação com os 95km/k da SEAT Mó 125) durante 30 segundos e pode ser ativada novamente após dois minutos. Também ajuda a aceleração, reduzindo o tempo para chegar aos 50 km/h para 2,9 segundos (3,9 segundos para a versão padrão).
Para compensar o aumento de desempenho, a SEAT Mó 125 Performance tem maior capacidade de travagem e um sistema de suspensão atualizado, desenhado especificamente para esta eScooter: o amortecedor traseiro e ajustável é fornecido Öhlins permite que os utilizadores ajustem a suspensão ao seu estilo de condução, ajustando a compressão e extensão do amortecedor, regulando também a pré-carga da mola.
A possibilidade de remover a bateria permitiu à SEAT Mó 125 Performance receber recentemente dois títulos do Guinness World Records. No dia 6 de outubro, no Circuito Internacional de Zuera, em Saragoça, registou a maior distância percorrida em 24 horas numa scooter elétrica, por uma equipa de estafetas, com 1.430 km. No dia seguinte, alcançou também a maior distância percorrida individualmente numa scooter elétrica em 24 horas, registando 1.158 km.
“A SEAT Mó 125 já é uma opção de mobilidade muito apelativa para o ambiente urbano e extraurbano, que disponibiliza uma solução ecológica e sustentável, e que agora também é uma recordista mundial”, disse Lucas Casanovas, diretor da SEAT Mó. “A versão Performance, testada na pista durante o seu desenvolvimento, acrescenta ainda mais emoção à gama graças ao seu contributo tecnológico e carácter premium, melhorando o desempenho, dinâmica, segurança e conforto”.
As entregas da SEAT Mó 125 Performance deverão começar no primeiro trimestre de 2023.