A Toyota vai revelar a quinta geração do icónico híbrido Prius na quarta-feira, 16 de novembro, num evento global transmitido a partir do Salão Automóvel de Los Angeles.
O Prius foi o primeiro modelo híbrido da Toyota produzido em grande escala. Lançado em 1997, tornando-se rapidamente reconhecido, tanto pela economia de combustível possibilitada pela eletrificação do sistema propulsor, como pelo seu design original. A segunda geração surgiu em 2003, seguindo-se a terceira em 2009 e a atual quarta geração em 2015. Esta última versão foi um dos primeiros veículos da Toyota a usar a arquitetura global de veículos TGNA, que também deverá ser a base do automóvel que será lançado na quarta-feira.
Apesar do sucesso do modelo, nos últimos anos, a Toyota tem vindo a incluir motorizações híbridas na maioria dos seus veículos na Europa, o que levou a que as vendas do Prius caíssem para níveis baixos, na região: no ano passado, foram vendidas apenas 2.291 unidades – o Corolla vendeu 101.417 –, motivando a retirada do modelo do mercado europeu, já este ano.
A Toyota explicou que a queda da popularidade do Prius se deve ao declínio das vendas na categoria de veículos de média dimensão, bem como ao seu design “desafiador”, não obstante o maior espaço interior e maior economia de combustível da quarta geração do modelo.
A marca nipónica não comunicou ainda quaisquer detalhes significativos da quinta geração do Toyota Prius, antes da apresentação de quarta-feira, tendo apenas revelado algumas imagens do perfil do veículo. Apesar da continuidade com a silhueta das versões anteriores ser notória, espera-se que a Toyota tenha procurado aumentar o apelo visual do novo Prius, tal como fez com a segunda geração do Mirai, o seu automóvel a pilha de combustível de hidrogénio.