Green Future-AutoMagazine

Automóveis estacionam sozinhos no aeroporto de Estugarda

Mercedes-Benz erhält für das gemeinsam mit seinem Technologiepartner Bosch entwickelte „Automated Valet Parking“ die Freigabe der Behörden für den Serienbetrieb. Die weltweit erste vollautomatisierte und fahrerlose Parkfunktion (SAE Level 4) wird für bestimmte Varianten der S-Klasse und des EQS mit der entsprechenden Vorrüstung „INTELLIGENT PARK PILOT“ verfügbar sein und in Deutschland zunächst im Parkhaus P6 am Airport Stuttgart starten. Mercedes-Benz has received official approval for commercial use in Germany for the “automated valet parking” service, which has been developed together with the technology partner Bosch. The world’s first highly automated driverless parking function (SAE Level 4) will be available in Germany for certain S-Class and EQS variants featuring the INTELLIGENT PARK PILOT and will debut in the parking garage P6 at the Airport Stuttgart.

A Autoridade Federal Alemã para os Transportes Automóveis (KBA) aprovou o sistema de estacionamento automatizado desenvolvido pela Mercedes-Benz e a Bosch para utilização no parque de estacionamento P6 do Aeroporto de Estugarda.

Esta é a primeira função de estacionamento sem condutor – Nível 4 da escala definida pela SAE – Society of Automotive Engineers – a ser oficialmente aprovada para ultilização comercial em todo o mundo.

Os condutores dos automóveis equipados com a tecnologia podem agora entrar no parque de estacionamento do aeroporto, sair do veículo numa área pré-determinada e enviá-lo autonomamente para o lugar de estacionamento, previamente reservado, com uma aplicação de smartphone. Quando regressam ao parque para recolher o automóvel, este volta ao ponto de levantamento da mesma forma.

O processo é suportado pela interligação entre a infraestrutura inteligente, fornecida pela Bosch, instalada no parque de estacionamento e a tecnologia da Mercedes-Benz a bordo. Os sensores da Bosch no parque de estacionamento monitorizam os corredores do parque e as zonas circundantes e fornecem a informação necessária para orientar o veículo. A tecnologia no automóvel utiliza esta informação para definir as rotas a percorrer.

Desta forma, os veículos podem até utilizar autonomamente as rampas de acesso entre os diferentes pisos do parque de estacionamento. Se os sensores da infraestrutura detetarem um obstáculo, o veículo trava e imobiliza-se em segurança. Logo que o percurso esteja desimpedido, continua o seu caminho.

Em 2019, a Mercedes-Benz e a Bosch obtiveram a primeira autorização especial a nível mundial para operarem um sistema de estacionamento automatizado, utilizando veículos de desenvolvimento, sem supervisão de um controlador humano, no parque de estacionamento do Museu Mercedes-Benz em Estugarda.

A aprovação que agora foi emitida tem uma aplicação mais ampla, permitindo que a tecnologia seja explorada comercialmente, utilizada em veículos detidos por privados no parque de estacionamento P6 do aeroporto de Estugarda.

A Mercedes-Benz esclarece que a base jurídica para esta aprovação é a lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021, que permite a condução sem condutor de acordo com o Nível 4 da escala de automação da SAE para veículos automóveis. A aplicação da moldura legislativa ao sistema de estacionamento foi implementada em coordenação com o Ministério Federal das Infraestruturas Digitais e Transportes da Alemanha (BMDV) e com a Autoridade Federal Alemã para os Transportes Automóveis. A AFGBV (diretiva de condução autónoma), aprovada pelo Conselho Federal da Alemanha a 20 de maio de 2022, especifica claramente os critérios do código de estrada alemão que os veículos devem satisfazer para se conformarem com a norma SAE Nível 4.

As duas empresas planeiam implementar gradualmente o serviço de estacionamento sem condutor no parque de estacionamento P6 do Aeroporto de Estugarda. A partir do dia da sua implementação, os primeiros clientes com modelos Classe S e EQS fabricados desde julho de 2022, cujas versões estejam equipadas com o serviço Intelligent Park Pilot2 dos serviços Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão utilizar a função no parque de estacionamento.