O novo Mercedes-Benz eSprinter tem a sua estreia marcada para o início de fevereiro de 2023, estando atualmente a cumprir os testes de estrada finais.
A marca germânica anunciou agora que no dia 19 de outubro de 2022, um eSprinter de pré-produção completou um test drive que o levou do Museu Mercedes-Benz, em Estugarda, até ao aeroporto de Munique e de novo até ponto de origem com uma carga completa de bateria, sem recargas, num total de 475 quilómetros, que corresponderam a um consumo energético médio de 21,9 kWh por cada 100 quilómetros percorridos.
O novo Mercedes-Benz eSprinter será lançado com três tamanhos de bateria diferentes, sendo que o veículo que completou este teste está equipado com a maior das variantes. O fabricante alemão adianta ainda que, tendo em vista uma configuração de veículo prática para uso CEP (correio, expresso, serviço de encomendas), foi selecionado um eSprinter extra longo com teto alto.
Para recriar condições reais para uma entrega expresso entre Estugarda e Munique, a viagem incluiu percursos em condições de tráfego urbano, estradas federais (nacionais) e autoestradas. A topografia também não foi otimizada – por exemplo, a transposição dos Alpes Suábios foi deliberadamente deixada na rota. A extensão do percurso de 475 quilómetros variou entre 210 e 785 metros acima do nível do mar.
A viagem foi acompanhada por um inspetor da empresa de certificação TÜV Süd, a bordo da eSprinter durante a totalidade do teste, que confirmou que a viagem foi efetuada de forma regular, sem recarga, com um consumo médio de 21,9 kWh/100 km. À chegada a Estugarda, o painel de instrumentos mostrava um autonomia restante de cerca de 20 quilómetros.
Com três baterias e várias variantes de carroçaria, desde furgão a chassis para montagem de caixa, a Mercedes-Benz destaca a maior flexibilidade do novo eSprinter, em comparação com a versão atual, perspetivando a abertura novos mercados – além de Europa, pela primeira vez também Estados Unidos e Canadá. A empresa declara que, em função da configuração, a autonomia pode atingir valores superiores ao dobro da autonomia do atual eSprinter.
O novo modelo será produzido sucessivamente em Charleston, nos EUA, e em Düsseldorf e Ludwigsfelde, na Alemanha, a partir do segundo semestre de 2023.
Atualmente, a Mercedes-Benz disponibiliza quatro veículos de mercadorias elétricos a bateria: eVito Panel Van, eSprinter, eVito Tourer e EQV. Os novos eCitan e EQT1 permitirão eletrificar, em breve, todo o portefólio.
A partir de meados da década, a Mercedes-Benz Vans implementará a próxima etapa da sua estratégia de eletrificação, com a introdução na nova plataforma VAN.EA (Mercedes-Benz Vans Electric Architecture). A partir de 2025, todas os veículos de médio e grande porte baseadas na nova arquitetura modular serão totalmente elétricos.