Green Future-AutoMagazine

BMW inicia produção (limitada) do seu primeiro modelo a hidrogénio

O BMW Group anunciou o início de produção do BMW iX5 Hydrogen. O modelo, produzido numa série limitada, será utilizado pela marca germânica para demonstrar a sua tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio, em regiões selecionadas, a partir da primavera de 2023.

“O hidrogénio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar à medida que avançamos em direção à neutralidade climática”, afirmou Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pelo Desenvolvimento. “Temos certeza de que o hidrogénio está prestes a ganhar uma importância significativa para a mobilidade individual e, portanto, consideramos um mix de sistemas de acionamento elétrico por bateria e pilha de combustível como uma abordagem sensata a longo prazo”.

“As pilhas de combustível também não requerem nenhuma matéria-prima crítica, como cobalto, lítio ou níquel, portanto, ao investir nesse tipo de sistema, também estamos a fortalecer a resiliência geopolítica do BMW Group. A nossa frota de testes de BMW iX5 Hydrogen permitir-nos-á obter novo e valioso conhecimento, permitindo-nos apresentar aos clientes uma gama de produtos atraentes assim que a economia do hidrogénio se tornar uma realidade generalizada”, continuou Frank Weber.

De acordo com a BMW, o iX5 Hydrogen combina os benefícios de um sistema livre de emissões com facilidade de utilização e capacidade para cobrir distâncias longas, tornando a tecnologia de pilha de combustível de hidrogénio numa alternativa complementar aos sistemas elétricos a bateria. Os principais beneficiários são os clientes que têm necessidade de percorrer regularmente longas distâncias e reabastecer rapidamente, bem como aqueles que operam em regiões com infraestruturas de carregamento de veículos elétricos incipientes.

Os X5 que servem de base ao modelo a hidrogénio são fabricados originalmente na fábrica da marca em Spartanburg, nos Estados Unidos, sendo depois transportados para o Centro de Investigação e Inovação da BMW em Munique, na Alemanha, onde são modificados para acomodar dois tanques de hidrogénio colocados sob o túnel central e o assento traseiro. Os sistemas elétricos de 12 V e 400 V, motor elétrico, bateria e pilha de combustível, específicos do BMW iX5 Hydrogen, são integrados durante a fase de montagem, juntamente com peças de produção standard. O motor elétrico utilizado corresponde à quinta geração da tecnologia eDrive da marca germânica, que equipa os seus modelos elétricos a bateria e híbridos plug-in atuais.

Vários componentes do BMW iX5 Hydrogen são fabricados exclusivamente para modelo, incluindo alguns produzidos com recurso a impressão 3D. Já o motor elétrico corresponde à quinta geração da tecnologia eDrive da marca germânica, que equipa os seus modelos elétricos a bateria e híbridos plug-in atuais.

“A produção do BMW iX5 Hydrogen e dos sistemas de pilha de combustível desenvolvidos pela BMW demonstram a nossa suprema flexibilidade e incomparável conhecimento no campo da produção em pequena escala”, declarou Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pela Produção. “Isto mostra que já possuímos a experiência necessária para integrar a tecnologia de hidrogénio no sistema de produção BMW iFACTORY como um tipo adicional de propulsão”.