A Opel anunciou que vai rebatizar o Mokka-e, transformando-o no Mokka Electric, mas irá além de uma simples mudança de nome, dotando-o de mais potência, uma bateria maior e mais eficiência.
O Opel Mokka de segunda geração foi o primeiro automóvel Opel disponível desde o início da comercialização com propulsão totalmente elétrica. Nos dois últimos meses, outubro e novembro, arrecadou o título de B-SUV elétrico a bateria mais vendido na Alemanha.
No ‘novo’ Opel Mokka Electric, o fabricante alemão vai substituir a anterior bateria de 50 kWh por uma de 54 kWh, o que permitirá alargar a autonomia em cerca de 20%, dos atuais 338 km até 406 km, de acordo com ciclo WLTP. Ao mesmo tempo, a Opel anuncia uma redução do consumo médio de energia, que se situa agora em 15,2 kWh por 100 km.
A nova bateria de 54 kWh pode ser recarregada até 80% em cerca de 30 minutos numa estação de carga de DC de 100 kW, e o Mokka Electric disponibiliza esta função de carregamento rápido de série. Para além da corrente contínua, os utilizadores podem também fazer o carregamento através de corrente alternada trifásica com o carregador de bordo de 11 kW, quer através de uma wallbox ou recorrendo ao cabo para ligar às tomadas domésticas.
A Opel afirma que os engenheiros atribuíram “grande importância” à utilização eficiente do espaço, assegurando uma “autonomia exemplar” com uma bateria de dimensões compactas – por outras palavras, a bateria de maiores dimensões não retira mais espaço ao habitáculo do que a anterior.
O Mokka Electric partilha o motor elétrico com o novo Astra Electric. A potência aumentou de 100 kW (134 cv) para 115 kW (156 cv), com um binário máximo de 260 Nm. Acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, com a velocidade máxima a estar limitada eletronicamente a 150 km/h.
Acerca destas mudanças no Mokka elétrico, o CEO da Opel, Florian Huettl, declara: “O ‘e’ converte-se em ‘Electric’. Com o novo sufixo, sublinhamos que o Opel Mokka oferece ainda mais prazer na condução elétrica. É um veículo elétrico inigualável no seu segmento. Desde o seu lançamento, o nosso extraordinário SUV compacto impressionou as pessoas com o seu design arrojado e puro, carácter individual e aptidão comprovada para o uso quotidiano. Agora, com um novo motor elétrico e uma bateria de maiores dimensões, estamos a tornar o Mokka Electric ainda mais potente, mais eficiente e melhor. Esta é a abordagem da Opel à bem definida ‘Greenovation’”.