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Porsche começa a produzir eFuels no Chile

A Porsche anunciou que, juntamente com os parceiros que trabalham com a empresa chilena Highly Innovative Fuels (HIF) iniciaram a produção industrial de combustíveis sintéticos, na fábrica piloto ‘Haru Oni’, localizada em Punta Arenas, no Chile.

Na cerimónia, os membros do Conselho Executivo da Porsche, Barbara Frenkel e Michael Steiner, abasteceram um Porsche 911 com o primeiro combustível sintético produzido no local, à base de água e dióxido de carbono utilizando energia eólica. De acordo com o fabricante germânico, estes eFuels permitem operar motores a gasolina com uma pegada de CO2 “quase neutra”.

“A Porsche está comprometida com um duplo caminho: mobilidade elétrica e eFuels como tecnologia complementar. A utilização de eFuels reduz as emissões de CO2. Olhando para todo o setor do tráfego, a produção industrial de combustíveis sintéticos deve continuar a avançar em todo o mundo. Com a fábrica piloto de eFuels, a Porsche está a desempenhar um papel de liderança neste desenvolvimento”, afirmou Barbara Frenkel.

Michael Steiner acrescenta: “O potencial dos eFuels é enorme. Atualmente, existem mais de 1,3 mil milhões de veículos com motores de combustão em todo o mundo. Muitos deles estarão nas estradas nas próximas décadas, e os eFuels oferecem aos proprietários dos carros existentes uma alternativa quase neutra em carbono. Como fabricante de motores eficientes e de alto desempenho, a Porsche possui um amplo know-how na área de combustíveis”.

Na fase piloto, está prevista a produção de cerca de 130.000 litros de eFuel por ano. Inicialmente, o combustível será usado em projetos de pequena escala mas com grande visibilidade, como o campeonato Porsche Mobil 1 Supercup e também nos Porsche Experience Centers. Após a fase piloto, o projeto chileno deverá escalar a produção até cerca de 55 milhões de litros por ano até meados da década. Em 2027, a capacidade de deverá crescer até 550 milhões de litros por ano.

A Porsche afirma que o sul do Chile, onde a fábrica piloto está localizada, oferece condições ideais para a produção de eFuels, com ventos que sopram cerca de 270 dias por ano e permitem que as turbinas eólicas operem em plena capacidade.

A fábrica de Punta Arenas também está localizada perto do Estreito de Magalhães e, a partir do porto de Cabo Negro, o eFuel sintético pode ser distribuído para utilizando a infra-estrutura existente e transportado para todo o mundo, como os combustíveis tradicionais.

A Porsche está a trabalhar para atingir a neutralidade de carbono na totalidade da sua cadeia de valor até 2030. A empresa afirma que os combustíveis sintéticos complementam a eletromobilidade e fazem parte da sua estratégia de sustentabilidade. A Porsche investiu mais de 100 milhões de dólares no desenvolvimento e produção de eFuels, nomeadamente um investimento de 75 milhões realizado em abril último na empresa HIF Global LLC, que projeta, constrói e opera unidade de produção de combustíveis sintéticos no Chile, Estados Unidos e Austrália.