A Stellantis aproveitou a edição de 2023 do CES – Consumer Electronics Show, que terminou ontem em Las Vegas, para anunciar a criação de uma nova unidade de negócio independente, dedicada ao ao desenvolvimento e licenciamento de produtos, aplicações e serviços B2B (Business-to-Business) baseados em dados recolhidos dos seus veículos, de acordo com um modelo de Dados como Serviço (DaaS – Data as a Service)
A nova unidade de negócio, batizada de Mobilisights, explorará os dados dos 34 milhões de veículos conectados que a Stellantis pretende ter na estrada no final da década, para criar um portefólio de produtos e aplicações que estarão disponíveis para entidades distintas, onde se incluem empresas privadas, serviços públicos, e instituições de ensino e investigação.
A Mobilisights é uma das sete unidades de negócio anunciadas no plano estratégico ‘Dare Forward 2030’ da Stellantis e, de acordo com a empresa, representa um passo importante nos seus esforços de crescimento e aceleração dos seus negócios de software e de dados.
A estratégia de software da Stellantis visa implementar plataformas tecnológicas de última geração, aproveitando os recursos existentes dos veículos conectados para transformar a forma como os clientes interagem com os mesmos. A empresa espera que esta estratégia, da qual a Mobilisights será uma peça fundamental, deverá gerar cerca de 20.000 milhões de euros em receitas anuais suplementares até 2030.
A Mobilisights e os seus parceiros irão operar dentro de uma política de privacidade e de gestão de dados muito rígida, incluindo a utilização de dados anónimos e agregados, apenas partilhando os dados pessoais de clientes com o seu expresso consentimento e apenas para os serviços específicos da sua escolha. Os clientes também poderão optar por cancelar a recolha, utilização ou partilha das informações.
“A Mobilisights tem como visão contribuir para a criação de um mundo mais inteligente, aproveitando as informações que os dados dos veículos fornecem para inspirar o desenvolvimento de aplicações e de serviços inovadores, que podem transformar e melhorar drasticamente a vida quotidiana de utilizadores e de empresas”, afirmou Sanjiv Ghate, CEO da nova empresa do grupo Stellantis.
“Aproveitados de uma forma eficaz, os sensores e outros dados disponíveis a partir de veículos conectados poderão permitir uma ampla gama de serviços e de aplicações com benefícios inegáveis, que vão dos seguros personalizados baseados na utilização, até à deteção de riscos nas estradas, passando pela gestão de tráfego. Com as suas catorze marcas emblemáticas e milhões de veículos conectados, a Stellantis conta com um volume de dados global inigualável, capaz de impulsionar esta área de negócio”, concluiu Ghate.