Green Future-AutoMagazine

Inception Concept: o futuro do automóvel segundo a Peugeot

A Peugeot apresentou recentemente o Inception Concept, um automóvel elétrico conceptual que representa a visão da marca para os seus futuros veículos elétricos.

O manifesto servirá de inspiração para o desenvolvimento dos futuros produtos da marca, incluindo os modelos mais compactos, a partir de 2025, altura em que a Peugeot pretende começar a integrar a maior parte das inovações reveladas no Inception Concept nos veículos de produção.

“A Peugeot está empenhada na eletrificação da sua gama. Em 2023, 100% dos veículos da gama serão eletrificados e, nos próximos dois anos, serão lançados cinco novos modelos 100% elétricos. A nossa ambição é simples: fazer da Peugeot a marca elétrica líder na Europa em 2030. Esta visão objetiva e ambiciosa abre o caminho para uma transformação radical da marca. Ela é representada hoje no Peugeot Inception Concept, que marca o início de uma nova era”, afirmou Linda Jackson, CEO da marca francesa.

O Peugeot Inception Concept foi concebido sobre a plataforma monobloco STLA Large, uma das quatro futuras plataformas BEV-by-design dedicadas do grupo Stellantis – as outras denominam-se STLA Small, STLA Medium e STLA Frame. Apresenta-se com um comprimento de 5.000 mm e 1.340 mm de altura, com um perfil de berlina e linhas elegantes e dinâmicas.

Está equipado com tecnologia de 800 V e uma bateria de 100 kWh, que permite uma autonomia de 800 km graças a níveis médios de consumo na ordem de 12,5 kWh por 100 km.

A bateria carrega o equivalente a 30 km de autonomia por minuto, ou 150 km em cinco minutos. O Inception Concept pode ser carregado por indução, dispensando a utilização de um cabo de ligação.

Dois motores elétricos compactos, um à frente e outro atrás, fazem do Peugeot Inception Concept um veículo de tração integral com uma potência combinada próxima de 500 kW (680 cv). A aceleração de 0 a 100 km/h cumpre-se em menos de 3 segundos.

Os grandes destaques deste manifesto da Peugeot residem contudo nas inovações a nível de design. De acordo com a marca, o desafio reside no contraste entre um perfil dinâmico “para uma postura felina” e o habitáculo Skyspace, concebido como uma cápsula de vidro: 7,25 m2 de superfície vidrada com tratamento multicromático com óxidos metálicos — processo utilizado pela NASA nas viseiras dos capacetes dos astronautas – para criar “uma ligação subtil entre o exterior e o interior” do automóvel.

O para-choques frontal adota uma nova assinatura de luz Peugeot que incorpora as três garras que são emblema da marca. Esta nova face dianteira funde a grelha frontal e a parte de assinatura num único objeto que também recebe os sensores, sendo composta por uma única peça de vidro com o logótipo no centro. Os quatro módulos óticos estão alojados sob esta ‘máscara’ de vidro.

Nas laterais do Peugeot Inception Concept, a ‘Tech Bar’ que atravessa horizontalmente as portas emite mensagens para o exterior do veículo quando o condutor e os passageiros se aproximam. Através de recursos de Inteligência Artificial, o veículo reconhece o condutor, aplicando as configurações de conforto (regulação do banco, temperatura, modo de condução e preferências multimédia) desejadas.

Para além do nível de carga da bateria, a “Tech Bar” integra as habituais mensagens de boas-vindas e de despedida, bem como os numerosos sensores e radares, permitindo que a carroçaria se mantenha completamente lisa, desprovida destes elementos técnicos.

As jantes ‘AeroRim’ do Inception Concept são concebidas sobre uma simetria axial, com inserções forjadas que contribuem para o esforço aerodinâmico. O emblema iluminado no centro da roda permanece estático enquanto a jante e o pneu rodam e, no interior, a pinça do travão é coberta com vidro espelhado.

A tinta exterior do Inception Concept é composta por uma única camada pigmentos metálicos muito finos, que se traduz num menor consumo de energia durante a sua aplicação.

O automóvel adota ainda um elemento de carroçaria móvel em frente ao para-brisas, um pequeno capô que cobre a área técnica do ‘Aero Tech Deck’, que concentra todas as funções de manutenção da parte elétrica, incluindo a tomada de carga e respetiva monitorização.

No interior do habitáculo, a Peugeot renova o seu conceito de arquitetura i-Cockpit. Mais do que o design minimalista que elimina o painel de bordo, os materiais renováveis e os “bancos imersivos”, o destaque vai imediatamente para o sistema de controlo Hypersquare, uma reinvenção do volante tradicional inspirada nos videojogos.

Do tipo Steer-by-Wire, em que a coluna de direção é substituída por comandos eletrónicos, a marca francesa garante que o sistema oferece sensações melhoradas a bordo graças a uma experiência de condução ágil e intuitiva, e uma “ergonomia extrema” que “cria uma forma nova, natural, mais simples e segura de condução”.

O Hypersquare é assim, simultaneamente, o comando de direção – o volante – e um ecrã que inclui células circulares nos quatro cantos, onde estão colocados os comandos elétricos digitais para ativação dos controlos do veículo por impulsos simples do polegar, numa lógica similar à utilização de um smartphone.

O comando Hypersquare – que a Peugeot pretende introduzir num dos seus veículos de produção antes do final da década – é combinado com um ecrã flexível e circular em segundo plano, que exibe informação de condução ou de infoentretenimento a 360°, incluindo aos passageiros que se aproximam da viatura – um conceito de comunicação externa e de partilha e “uma nova visão automóvel”, nas palavras da marca francesa.