Green Future-AutoMagazine

Mazda apresenta a (peculiar) versão híbrida plug-in do MX-30

Na sexta-feira, a Mazda subiu ao palco no Salão Automóvel de Bruxelas para apresentar o novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV, variante híbrida plug-in do MX-30 que utiliza um motor rotativo como gerador.

Lançado em 2020 como o primeiro veículo 100% elétrico a bateria de produção em série da Mazda, o MX-30 surgiu mais tarde numa versão mild hybrid, apenas disponível em alguns mercados fora do continente europeu.

Agora, o novo MX-30 e-Skyactiv R-EV é uma proposta híbrida plug-in de produção em série que, nas palavras da marca de Hiroshima, oferece novas formas de utilização do automóvel como veículo eléctrico a bateria. A ideia passa por juntar uma autonomia elétrica de 85 km (110 km em ciclo urbano), suficientes para a maioria das necessidades do quotidiano, à utilização de um gerador para permitir deslocações de longa distância utilizando propulsão elétrica.

A Mazda optou por recorrer a um motor rotativo para alimentar este gerador, tirando partido da capacidade de produção de potência a partir de um pequeno bloco. Este motor rotativo 8C está alojado no compartimento mecânico, juntamente com o gerador e o bloco elétrico. A unidade motriz está acoplada a uma bateria de ião-lítio de 17,8 kWh e a um depósito de gasolina de 50 litros, resultando num sistema plug-in híbrido que a marca afirma possuir uma autonomia total muito competitiva.

Graças ao motor elétrico de 125 kW, o MX-30 e-Skyactiv R-EV apresenta níveis de desempenho ligeiramente superiores ao do MX-30 EV. No modo de condução EV e em situações nas quais o condutor necessite de acelerar repentinamente, pressionando o acelerador de modo significativo, para além de um determinado ponto – o equivalente à função de kickdown num automóvel de transmissão automática convencional – o motor rotativo/gerador activa e gera energia para a potência necessária.

O MX-30 e-Skyactiv R-EV oferece compatibilidade com carregamentos normais AC, bifásicos ou trifásicos, e carregamentos rápidos DC, funcionalidade de alimentação de 1.500 W.

Edição especial ‘Edition R’

A unidade exposta no stand da Mazda no Salão Automóvel de Bruxelas é uma ‘Edition R’, edição especial que ficará disponível quando o MX-30 e-Skyactiv R-EV iniciar a sua comercialização.

Em termos estéticos, o MX-30 R-EV ‘Edition R’ diferencia-se da versão standard pela tonalidade Maroon Rouge Metallic – reedição da cor do tejadilho do R360 Coupe, o primeiro veículo de passageiros da Mazda – aplicada como cor exterior que acentua do tejadilho, complementando o tom preto aplicado à restante carroçaria, cor que também se destaca nos acabamentos interiores. A versão ‘Edition ‘ inclui, também, outros elementos de design exclusivos, tais como um badge em forma de rotor costurado nos tapetes e gravado nos apoios de cabeça dos bancos da frente.

A Mazda disponibilizará brevemente detalhes do lançamento em Portugal do novo MX-30 R-EV, bem como da complementar versão ‘Edition R’.