Green Future-AutoMagazine

Candela C-8: o barco elétrico que usa a bateria do Polestar 2

Em agosto de 2022, Polestar e Candela celebraram um acordo que prevê o fornecimento de baterias e tecnologia da primeira para alimentar os hidrofólios elétricos da segunda.

O primeiro produto que resulta desta parceria é o Candela C-8 ‘powered by Polestar’, um hidrofólio elétrico de oito lugares que utiliza a mesma bateria de 69 kWh e a tecnologia de carregamento DC da versão de motor único do Polestar 2.

A embarcação, movida pelo Candela C-POD, um motor elétrico de acionamento direto desenvolvido internamente pela Candela e que a marca sueca afirma ser 400% mais eficiente do que o de outros barcos elétricos do mercado, tem uma autonomia de 57 milhas náuticas a uma velocidade de cruzeiro de 22 nós (a velocidade máxima é de 30 nós), o que se traduz num raio de ação duas a três vezes maior do que com lanchas elétricas convencionais.

“Com baterias da Polestar, o Candela C-8 torna-se a primeira embarcação elétrica que pode viajar para destinos que antes eram acessíveis apenas por barcos com motor de combustão. O Candela C-8 ‘powered by Polestar’ marca um avanço significativo para a eletrificação no mar”, afirma Gustav Hasselskog, CEO e fundador da Candela.

Além da eficiência do motor elétrico Candela C-POD, o desempenho do C-8 no mar apoia-se também nos hidrofólios guiados por computador que elevam o casco acima da água em altas velocidades, reduzindo o consumo de energia até um máximo de 80% relativamente aos hidrofólios convencionais.

Além da bateria de 69 kWh do Polestar 2 e da tecnologia de carregamento, a Polestar também compartilha recursos de Investigação & Desenvolvimento com a Candela, para integrar a sua tecnologia e software em aplicações marítimas.

“Compartilhar know-how em baterias e engenharia de veículos com a Candela ajudar-nos-á a alcançar o nosso objetivo comum de fazer a transição para um futuro onde todas as formas de transporte sejam sustentáveis”, declarou o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath.

Em 2023, a Candela vai lançar o táxi marítimo Candela P-8 Voyager e a balsa elétrica P-12, aplicando a sua tecnologia em embarcações comerciais.