Green Future-AutoMagazine

Empresa portuguesa é um dos novos parceiros do projeto Polestar 0

A Polestar está a levar a cabo o projeto Polestar 0, com o objetivo de criar um automóvel verdadeiramente neutro, em termos ambientais, até 2030. A empresa sueca anunciou agora que o esforço conta com oito novas colaborações, entre as quais se inclui a empresa portuguesa TMG Automotive.

O projeto Polestar 0 foi lançado em 2021, partindo do pressuposto que, apesar da transição para a mobilidade elétrica eliminar as emissões de escape na fase de utilização, é necessário e urgente abordar a questão das emissões que decorrem da fase de produção. O objetivo do projeto passa assim por eliminar todas as fontes de CO2 na totalidade da cadeia de fornecimento, desde a extração de matérias-primas até a produção dos materiais e dos veículos, utilização e fim de vida dos mesmos, sem recurso a esquemas de compensação.

Além da TMG Automotive, empresa sediada na região de Guimarães que é um dos maiores fornecedores europeus de têxteis e revestimentos para a indústria automóvel, os novos colaboradores do projeto Polestar 0 incluem Vitesco Technologies, Schloetter, Autoneum, Stora Enso, Gränges, Borgstena e Stena Aluminium, fornecedores em áreas que incluem inversores elétricos, galvanoplastia, soluções de embalagem, biomateriais e construção em madeira e alumínio reciclado.

Hans Pehrson, diretor do projeto Polestar 0, comentou: “A minha convicção no sucesso do projeto Polestar 0 é reafirmada de cada vez que nos encontramos com novos colaboradores. É claro que há um imenso potencial a ser explorado em todo o mundo. Alcançar aquilo que é aparentemente impossível nunca é um esforço isolado. É apenas através da ação coletiva que podemos alcançar as inovaçõers que realmente fazem a diferença e encontrar as soluções transformadoras que vão além da indústria automóvel”.

A Polestar afirma que a investigação em materiais de base é fundamental para o sucesso do projeto, tanto a nível de materiais biológicos e mineração, com das atividades de refinação e desenvolvimento de materiais sintéticos, sendo assim necessário envolver um número crescente de parceiros, tanto da área académica como da área empresarial.