Green Future-AutoMagazine

Nissan acelera estratégia de eletrificação

A Nissan anunciou hoje o aumento das suas metas de vendas de automóveis eletrificados. A marca japonesa espera que os veículos eletrificados representem 44% das vendas globais em 2026, crescendo para 55% até 2030.

As metas anteriores, configuradas no plano Nissan Ambition 2030 lançado em novembro de 2021, eram, respetivamente, de 40% e 50%.

Além destas metas globais, o comunicado da Nissan detalha os objetivos de venda da marca em cada um dos seus principais mercados, com destaque para a Europa, onde a marca espera agora que 98% do seu volume de vendas em 2026 seja de veículos eletrificados, um acréscimo substancial relativamente à meta anterior de 75%.

A marca afirma também que vai explorar uma colaboração mais robusta com a Renault, no Velho Continente, no âmbito da recentemente reformulada Aliança (que inclui ainda a Mitsubishi).

A Nissan também aumentou os seus objetivos de vendas de automóveis eletrificados no Japão em 2026, de 55% para 58%, mas espera uma redução de 5% (de 40% para 35%) na China. No entanto, a marca japonesa afirma que irá desenvolver um novo modelo elétrico a bateria específico para este mercado, como resposta às suas “rápidas mudanças”.

A marca não alterou as suas metas para o mercado norte-americano, onde espera que os veículos eletrificados – apenas elétricos a bateria – representem 40% do seu volume de vendas em 2030.

A estratégia da Nissan, que também engloba a submarca Infiniti, assenta assim no lançamento de um total de 27 novos modelos eletrificados – 19 elétricos a bateria e 8 equipados com a sua tecnologia híbrida e-Power – até ao final da década, o que significa que a marca japonesa vai desenvolver mais quatro modelos totalmente elétricos do que aquilo que havia previsto inicialmente no plano Nissan Ambition 2030.

Em linha com as últimas tendências do setor automóvel, a Nissan termina o comunicado com a promessa de desenvolver serviços personalizados para melhorar a experiência dos clientes e estabelecer com eles “relações de longo prazo”. Isto será atingido com a oferta de mais conteúdos a bordo e funções on-demand, possibilitadas pelo software e pela arquitetura elétrica que serve de base ao Nissan Ariya e será incluida nos modelos futuros da marca.