A Tesla realizou ontem o seu Dia do Investidor de 2023, a partir da sua sede no Texas. Não houve revelações sobre novos modelos, exceto alusões a uma “plataforma de nova geração” que deverá permitir produzir veículos elétricos substancialmente mais baratos, com a maior notícia a ser a confirmação oficial da quinta fábrica da empresa, que será construída no México.
Além de Elon Musk, estiveram em palco mais de uma dúzia de executivos, com a Tesla a tentar mostrar aos investidores que a liderança da empresa se estende além do seu polémico CEO.
O CFO Zack Kirkhorn começou por explicar que a empresa continua empenhada em cortar os custos de produção, estimando que serão necessários cerca de 175 mil milhões de dólares – um investimento seis vezes superior ao realizado até à data – para atingir o objetivo de atingir um nível de produção anual de 20 milhões de veículos em 2030.
Questionado sobre o número de modelos que serão necessários para atingir vendas a este nível, Elon Musk referiu dez modelos, cada um com cerca de 2 milhões de unidades vendidas anualmente. O carro mais vendido no mundo em 2022 foi o Toyota Corolla, com 1,12 milhões de unidades.
O próximo passo do plano de investimentos da Tesla é a construção de uma quinta unidade de produção, na cidade de Monterrey, no México, que se juntam às cinco ‘gigafábricas’ que a empresa opera nos Estados Unidos (Freemont e Austin), China (Xangai) e Alemanha (Berlim).
A nova fábrica, sobre a qual não foram revelados mais detalhes, nomeadamente a data de início de atividades, produzirá veículos com base na “plataforma de nova geração” da Tesla. Através da utilização de peças fundidas de grandes dimensões – que significam menos trabalho de posicionamento e soldagem –, à semelhança do que acontece no Model 3 e no Model Y, bem como de uma série de outras inovações na linha de produção, espera-se que esta plataforma permita construir veículos elétricos mais baratos, com preços de mercado entre 25.000 e 30.000 dólares, nos Estados Unidos.
Nesta edição do Dia do Investidor, a Tesla declarou também que está a desenvolver um novo motor elétrico CC de ímanes permanentes que não recorre a elementos de terras raras.
A empresa afirmou que, entre 2017 e 2022, reduziu a utilização de terras raras no Model 3 em 25%, através de melhorias de eficiência no sistema de transmissão. A empresa procura agora eliminar totalmente a utilização destes minerais, o que pode significar reduções de custos importantes – e menor dependência da China, que extrai e processa a grande maioria destes elementos.
Outras novidades do evento foram a promessa de disponibilizar carregamentos bidirecionais (V2G) no espaço de dois anos e a estreia da Tesla nos serviços por subscrição – por 30 dólares por mês, os proprietários residentes no Texas têm carregamentos noturnos ilimitados.
O robô Optimus, apresentado em setembro no Dia da Inteligência Artificial da Tesla, também fez uma aparição no evento – Musk prevê que, no futuro, o negócio dos robôs se torne maior do que o negócio dos veículos elétricos, quando aqueles forem capazes de substituir os humanos em muitas tarefas manuais.
O Dia do Investidor 2023 também ficou marcado pela apresentação de uma “versão beta de pré-produção” da pickup elétrica Tesla Cybertruck, que a empresa espera começar a produzir durante o verão, com as primeiras entregas previstas para o próximo ano.