A Mercedes-Benz celebrou o lançamento da sua nova fábrica de reciclagem de baterias em Kuppenheim, na Alemanha, com a qual vai estabelecer um ciclo fechado nas matérias-primas utilizadas no fabrico destes componentes.
A entrada em funcionamento da primeira fase da fábrica, na qual será efetuado o desmantelamento mecânico das baterias de veículos elétricos, está prevista para o final deste ano. A Mercedes-Benz está também em discussões com os poderes públicos, com vista à criação, alguns meses mais tarde, de uma instalação-piloto de hidrometalurgia.
A marca alemã afirma que esta abordagem para um conceito de reciclagem integrada dentro de uma única fábrica é única na Europa. A empresa está a investir na construção de uma central elétrica neutra em CO2 – financiada pelo Ministério da Economia e Proteção Climática da Alemanha no âmbito de um projeto de investigação científica –, com o objetivo de reforçar a função das instalações de Kuppenheim no seio da sua rede global de produção, sendo uma “etapa crucial” na estratégia de sustentabilidade da Mercedes-Benz e na transição para a produção exclusiva de veículos elétricos.
A Mercedes-Benz pretende que, no futuro, a fábrica de reciclagem de baterias de em Kuppenheim irá abranger todos os passos do processo, desde o desmantelamento ao nível dos módulos, passando pela trituração e secagem, até ao processamento das matérias-primas finais para o fabrico de baterias.
De acordo com a empresa, o processo hidrometalúrgico atinge uma taxa de recuperação superior a 96%, permitindo “uma verdadeira economia circular” das matérias-primas. A Mercedes-Benz está a cooperar com o parceiro tecnológico Primobius – consórcio entre a empresa de engenharia mecânica alemã SMS Group e a empresa australiana criadora do projeto Neometals. No âmbito do projeto de investigação científica, todo o processo de reciclagem de baterias é considerado, incluindo, entre outros, o desenvolvimento dos conceitos de logística, a reciclagem sustentável das matérias-primas e a reintegração dos materiais reciclados na produção de novas baterias.
A fábrica-piloto deverá ter uma capacidade anual de 2.500 toneladas. Os materiais reciclados serão reintroduzidos no ciclo de reciclagem para a produção de mais de 50.000 módulos de bateria para os novos modelos da Mercedes-Benz. Com base nos resultados de investigação da fábrica-piloto, os volumes de produção de médio e longo prazo podem ser alargados.