A Petronas Lubricants International (PLI) realizou recentemente um estudo, junto dos consumidores europeus, sobre a sustentabilidade no setor automóvel. A investigação mostra que existe um hiato entre o conhecimento dos consumidores sobre os fatores que têm impacto na pegada ecológica dos seus veículos e as ações que tomam para os tornarem mais sustentáveis.
A investigação da PLI envolveu 7.000 consumidores em seis países: Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia e Reino Unido. Os consumidores revelam entender os principais fatores que determinam o impacto ambiental dos seus veículos, destacando-se a utilização do combustível adequado (77%), idade do veículo (75%), hábitos de condução (73%), manutenção (72% e esolha do lubrificante (71%).
No entanto, o estudo identifica o risco de que alguns destes fatores sejam negligenciados para poupar dinheiro, a curto prazo, sobretudo num período em que o aumento do custo de vida e dos preços da energia estão a levar os consumidores a reduzir despesas, dificultando que optem por soluções mais sustentáveis.
Com efeito, entre as principais conclusões, destaca-se o facto de 80% dos inquiridos querer contribuir para uma indústria automóvel mais ecológica, mas mais de um terço (38%) não está disposto a pagar mais por produtos alternativos.
Neste ponto, a investigação descobriu algumas diferenças geracionais. Por exemplo, 46% dos inquiridos da chamada ‘Geração Z’ – normalmente definidos como nascidos entre meados dos anos 90 e 2010 – está disposto a pagar entre 11% e 20% mais por produtos mais ‘verdes’, mas para 62% dos inquiridos com mais de 55 anos, os preços deste tipo de produtos não devem ser superiores. De acordo com a PLI, isto reflete as diferenças da disponibilidade de rendimentos e das exigências nas diferentes fases da vida, e também “reforça as disparidades geracionais existentes no que toca a uma visão mais ampla sobre a sustentabilidade”.
A PLI descobriu ainda que 12% dos europeus não sabe o que pode ser feito para reduzir a pegada de carbono dos seus veículos. A empresa de lubrificantes vê aqui espaço para os líderes do setor ajudarem os condutores a fazerem opções mais informadas, dando o mote ao alertar para os vários elementos que devem ser considerados além da escolha de combustível – destacando naturalmente a escolha dos lubrificantes adequados: “os melhores fluidos podem levar a economias de combustível na ordem dos 3% e otimizar a eficiência térmica, contribuindo para a poupança geral e um melhor desempenho do veículo”.
A própria embalagem dos produtos utilizados pelo veículo também fazer a diferença na sua pegada ambiental.
“O aumento do custo de vida é algo que estamos a enfrentar em todos os cantos do mundo. Neste momento, o setor automóvel está a pressionar mais, e a inovar ainda mais, para fazer a transição para soluções que melhoram o nosso planeta. Cabe a empresas como a nossa mostrar aos condutores que existem soluções e passos económicos ao nosso alcance, como a manutenção regular dos veículos, escolher fluidos e lubrificantes que economizam combustível e melhoram o desempenho de carros ‘tradicionais’, híbridos e veículos elétricos, ou escolher embalagens feitas de feitas de plástico reciclado”, afirma Domenico Ciaglia, Managing Director EMEA da Petronas Lubricants International.
Por último, 40% dos inquiridos no estudo da Petronas acredita que a indústria automóvel pode fazer mais para tornar os veículos mais sustentáveis. Esta é uma área-alvo para muitos países para poderem reduzir as suas emissões de carbono, mas 83% dos participantes deseja que as empresas também se comprometam a fazer mais.