A Volkswagen apresentou o ID.2all, um automóvel totalmente elétrico que a marca alemã pretende lançar no mercado europeu em 2025 com um preço inferior a 25.000 euros.
“Estamos a transformar a empresa de uma forma rápida e fundamental – com o objetivo claro de fazer da Volkswagen uma verdadeira marca de paixão. O ID. 2all mostra até onde queremos levar a marca: para perto do cliente, com tecnologias de ponta e um design fantástico. Estamos a implementar a transformação a bom ritmo para levar a mobilidade elétrica às massas”, afirmou Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen.
O ID.2all é um dos dez modelos elétricos que a marca alemã pretende lançar nos próximos três anos. Será baseado na “mais recente” evolução da plataforma modular de propulsão elétrica do Grupo Volkswagen (MEB), conforme explica Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração responsável pelo Desenvolvimento: “O ID. 2all será o primeiro veículo MEB com tração às rodas dianteiras. Estamos a explorar a grande flexibilidade oferecida pela nossa plataforma modular de propulsão elétrica e iremos estabelecer novos padrões em termos de tecnologia e usabilidade no quotidiano com a plataforma MEB Entry”.
Com esta versão evoluída MEB Entry da plataforma, o ID. 2all está equipado com tecnologias de propulsão, bateria e de carregamento “particularmente eficientes”, nas palavras da marca. Inclui um motor elétrico com uma potência de 166 kW (226 cv), capaz de acelerar o automóvel dos 0 aos 100 km/h em menos de 7 segundos. Terá ainda uma autonomia WLTP de cerca de 450 km, com possibilidade de carregar a bateria dos 10% aos 80% da capacidade total em cerca de 20 minutos.
O ID.2all marca também uma mudança da linguagem de design dos veículos elétricos da marca, conforme explica Andreas Mint, diretor de Design da divisão de automóveis de passageiros da Volkswagen: “O ID. 2all proporciona uma antevisão da nova linguagem de design da Volkswagen, a qual se baseia nos três pilares da estabilidade, agradabilidade e entusiasmo”.
O designer responsável pelas linhas do ID.2all acredita que um Volkswagen deve ter uma “postura poderosa” na estrada, e uma frente com “expressão humana”. Destaca ainda a importância do pilar C do automóvel, desenvolvido originalmente para o Golf, como reflexo da referida estabilidade. Este elemento tornar-se-à, no futuro, uma caracterísitica comum a todos os Volkswagen compactos.
No interior, a marca alemã aposta na simplicidade. Existe um touchscreen central de 12,9 polegadas para o sistema de infoentretenimento, com uma nova estrutura de menus, e um painel do condutor digital de 10,9 polegadas.
O ar condicionado e o volume do sistema de som são controlados através de comandos físicos, colocados logo abaixo do ecrã central. As restantes funções podem ser manuseadas pelo condutor através do volante, que apresenta dois seletores e dois botões em cada um dos lados, “e nada mais”.
Todos os bancos, inclusive o assento do ‘pendura’ são rebatíveis, permitindo criar um espaço de carga de 2,20 metros de comprimento. A bagageira tem um volume de 490 litros, que podem ser estendidos até 1.330 litros rebatendo os bancos traseiros.
Existem várias tomadas USB-C espalhadas pelo habitáculo, pontos de carregamento de smartphones por indução – incluindo nas costas dos assentos dianteiros com fixação magnética – e uma tomada de 230 V para ligação de utensílios elétricos de maior dimensão.
A versão de produção do ID. 2all está prevista para 2025. É um dos dez novos modelos elétricos que serão lançados pela Volkswagen até 2026. Este ano será introduzido o novo ID.3, o ID. Buzz com longa distância entre eixos e a berlina ID.7, seguindo-se um SUV elétrico compacto em 2026. A Volkswagen afirma estar também a trabalhar num automóvel elétrico com um preço inferior a 20.000 euros.
Com esta ‘ofensiva’, o fabricante germânico pretende apresentar “a mais vasta gama de veículos elétricos”, em comparação com os concorrentes, atingindo uma quota de 80% deste tipo de veículos na Europa, uma subida de 10% face às projeções anteriores.