A Kia apresentou oficialmente o EV9, o seu primeiro SUV elétrico, depois das imagens reveladas recentemente. A marca coreana apresenta o novo automóvel como o seu “novo ponta de lança” nas transição para a mobilidade eletrificada, introduzindo “novas ideias” a nível de design, sustentabilidade e tecnologia.
O EV9 apresenta várias configurações de motorização elétrica com base na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), recorrendo à tecnologia de baterias de quarta geração da Kia. O modelo base de tração traseira integra uma bateria de 76,1 kWh, enquanto as variantes de grande autonomia, de tração traseira e tração integral, estão equipadas com uma bateria de 99,8 kWh.
O modelo base de tração traseira está equipado com um motor elétrico de 160 kW de potência e binário de 350 Nm, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos. Na variante de tração traseira e autonomia alargada, o motor elétrico é ligeiramente menos potente – 150 kW –, mantendo o mesmo binário de 350 Nm, para cumprir o sprint 0-100 km/h em 9,4 segundos (dados preliminares).
A variante de tração integral está equipada com dois motores elétricos que debitam uma potência total conjunta de 283 kW e um binário combinado de 600 Nm. Acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 6 segundos exatos. Esta versão inclui uma função ‘Boost’ opcional – que pode ser adquirida posteriormente na Kia Connect Store –, que eleva o binário até 700 Nm, resultando numa aceleração mais rápida: 0 aos 100 km/h em 5,3 segundos.
A Kia garante que a sua “abordagem holística” à engenharia da motorização elétrica do EV9 permitiu combinar um “desempenho atlético” com uma “autonomia exemplar”, oferecendo confiança para viagens longas. A variante RWD, com jantes de 19 polegadas e equipada com a bateria de 99,8 kWh, permite uma autonomia estimada superior a 541 km (WLTP). A capacidade de carregamento ultrarrápido de 800 V permite que seja obtida carga suficiente para cerca de 240 km em 15 minutos.
O EV9 está disponível de série com a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) através da Unidade de Comando de Carregamento Integrado (Integrated Charging Control Unit, ICCU), podendo fornecer até 3,68 kW a pequenos dispositivos elétronicos. Pode, por exemplo, assegurar o funcionamento de computadores portáteis ou equipamentos de campismo.
As imagens reveladas anteriormente permitiram já conhecer as linhas exteriores do Kia EV9. A marca coreana revelou agora que o modelo possui uma distância entre eixos de 3.100 mm e oferece uma escolha de jantes de 21, 20 ou 19 polegadas. Com um comprimento total de 5.010 mm, o EV9 mede 1.980 mm de largura e 1.755 mm de altura.
A Kia destaca o desempenho aerodinâmico do EV9, que apresenta um coeficiente de 0,28, obtido através da implementação de vários “equipamentos avançados”, incluindo a primeira cobertura inferior 3D da Kia – um revestimento esculpido com uma forma convexa à frente e côncava atrás – jantes aerodinâmicas e cortinas de ar integradas no para-choques dianteiro. De acordo com a marca coreana, estes elementos funcionam de forma integrada para produzir um fluxo de ar que maximiza o desempenho e eficiência, “contribuindo para proporcionar uma experiência de condução emocionante”.
Além do modelo de base, a Kia revelou o design da versão GT-line, que apresenta para-choques dianteiro e traseiro, rodas e barras de tejadilho em cor preta, além de uma ‘Grelha de Iluminação com Padrão Digital’ exclusiva.
No interior, o Kia EV9 oferece configurações de sete e seis lugares, com três filas de assentos. A primeira fila dispõe de bancos de relaxamento e a segunda fila oferece, “pela primeira vez em modelos EV globais”, quatro opções, incluindo banco corrido de três lugares, de tipo básico, de relaxamento ou dois lugares independentes com função giratória.
Quando equipado com os bancos de relaxamento na segunda fila, o EV9 permite que os passageiros da primeira e da segunda filas reclinem simultaneamente os seus assentos. Com a opção de bancos giratórios, os bancos da segunda fila rodam a 180 graus, permitindo que os passageiros fiquem voltados para a terceira fila. Os passageiros desta última fila têm à sua disposição pontos de carregamento de dispositivos móveis e suportes para copos.
A Kia salienta também que a escolha de materiais para o EV9 “atinge um novo patamar”, com a aplicação de uma nova geração de biomateriais, enquadrando-se no seu compromisso estratégico de se tornar uma marca líder em mobilidade sustentável.
O SUV elétrico da marca coreana é o primeiro modelo a integrar a Estratégia de Sustentabilidade de Design da marca, que assenta em três etapas: eliminar gradualmente o uso de couro, aplicar dez itens sustentáveis ‘obrigatórios’ em todos os novos modelos e aumentar continuamente a utilização de materiais de base biológica, como o milho, a cana-de-açúcar e os óleos naturais. A Kia tem ainda o objetivo de aumentar para 20% a adoção de plásticos reciclados até 2030.
A nível de tecnologia, o destaque vai para o Highway Driving Pilot (HDP) disponível futuramente na versão GT-line, que assegura condução autónoma condicional de Nível 3 e estará disponível em mercados selecionados. Também a Kia Connect Store estará disponível pela primeira vez, permitindo aos clientes adquirirem funções e serviços digitais, escolherem funcionalidades personalizadas e de atualizarem continuamente o EV9 de forma remota (Over-the-Air).
“O Kia EV9 transcende as ideias tradicionais sobre um SUV e representa o topo das capacidades de design e engenharia da Kia. Criado para satisfazer as necessidades de todos os membros da família, o EV9 acelera a transição da Kia para a condição de fornecedor de soluções de mobilidade sustentável, não apenas devido à sua arquitetura avançada de EV, mas também pelos inúmeros materiais reciclados e sustentáveis utilizados na sua produção”, declarou o presidente e CEO da Kia Corporation, Ho Sung Song, sobre o novo modelo.
A Kia vai iniciar as pré-encomendas do EV9 para o mercado coreano no segundo trimestre de 2023. O Kia EV9 será colocado à venda em mercados selecionados a partir do segundo semestre.