Green Future-AutoMagazine

BMW: vendas de elétricos mais do que duplicam no primeiro trimestre

O BMW Group registrou um crescimento de 83,2% nas vendas globais de veículos elétricos a bateria no primeiro trimestre de 2023, tendo entregue aos seus clientes um total de 64.647 automóveis BMW e Mini totalmente elétricos durante o período. A marca BMW, em particular, mais do que duplicou o número de automóveis elétricos entregues, relativamente ao mesmo período de 2022.

Em comunicado, o Grupo afirma estar confiante de que 2023 será um ano positivo, apesar da persistência dos efeitos da pandemia de COVID-19 na China e a proibição das exportações para a Rússia em virtude do conflito na Ucrânia. A empresa espera que o mercado chinês estabilize no decurso do ano e que as vendas na Europa recuperem para compensar o embargo à Rússia. O mercado norte-americano mantém-se robusto.

O Grupo refere que as expetativas positivas relativamente a 2023 devem-se fundamentalmente ao “crescimento muito dinâmico” das vendas de veículos elétricos. Com o lançamento do novo BMW i5 este ano, o BMW Group oferecerá pelo menos um modelo totalmente elétrico em todos os segmentos de veículos, antecipando uma trajetória de crescimento acentuado nos próximos anos: até 2024, pelo menos um em cada cinco novos veículos serão totalmente elétricos; até 2025, um em cada quatro veículos; e até 2026, a proporção será de um em três.

“A nossa forte linha de produtos continua a inspirar os nossos clientes em todo o mundo. Os nossos veículos totalmente elétricos, em particular, estão a beneficiar de elevada procura em todo o mundo. Portanto, conseguimos manter o ritmo dinâmico do nosso crescimento da eletromobilidade no primeiro trimestre. O BMW Group está a caminho de um ligeiro crescimento de vendas em todo o ano de 2023. Os principais impulsionadores do crescimento em 2023 serão veículos totalmente elétricos e modelos do segmento premium“, afirmou Pieter Nota, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável por Clientes, Marcas e Vendas.

A BMW, principal marca do Grupo, registou um crescimento de 112,3% do número de veículos totalmente elétricos entregues durante os primeiros três meses do ano, comparativamente ao período homólogo. O comunicado refere que os modelos BMW iX, BMW i7, BMW i4 e BMW iX3 foram os mais procurados, com o recém-lançado BMW X1 a mostrar-se também “muito popular” entre os clientes. Este ano, a gama de opções totalmente elétricas da marca será complementada pelo BMW i5, com estreia marcada para outubro, e pelo BMW iX2 no final do ano.

As vendas da submarca de perfomance BMW M registaram, no primeiro semestre de 2023, um aumento de 18,3%, com o seu primeiro automóvel totalmente elétrico, o BMW i4 M50, a ser o “principal impulsionador” deste crescimento.

Finalmente, o Grupo afirma ainda que a procura pelo Mini Cooper SE totalmente elétrico se mantém elevada, e que a marca espera um impulso positivo com o lançamento do primero Cooper SE descapotável. A Mini apresentou dois novos modelos totalmente elétricos no início do ano – o Aceman, que evolui do concept apresentado no ano passado, e o Countryman E, que começará a produção em novembro – e continua a preparar a sua eletrificação total, que acontecerá até 2030.