Green Future-AutoMagazine

Polestar 4: o mais rápido de sempre (e sem vidro traseiro)

A Polestar foi ao Salão Automóvel de Xangai apresentar o Polestar 4, o seu novo SUV coupé 100% elétrico, posicionado, em tamanho e preço, entre os dois anteriores modelos da marca sueca, o fastback Polestar 2 e o SUV Polestar 3.

Tal como estes dois modelos, o Polestar 4 está disponível em duas versões: com dois motores elétricos e tração integral, ou com um único motor instalado no eixo traseiro. É o modelo de produção mais rápido de sempre da marca sueca, com a versão dual motor – potência máxima de 400 kW (544 cv) e binário de 686 Nm– a cumprir o sprint clássico 0-100 km/h em 3,8 segundos a potência máxima de 400 kW (544 hp). A versão single motor apresenta-se com 200 kW (272 cv) e 343 Nm.

As versões Long Range estão equipadas com uma bateria de 102 kWh, que permite autonomias (WLTP preliminares) de 600 km e 560 km para as versões de um e dois motores, respetivamente. Esta última possui ainda uma função de desativação do motor elétrico dianteiro, para maximizar a eficiência e a autonomia.

Todas as versões incluem capacidade de carga até 200 kW DC e 22 kW AC, com tampa de carregamento motorizada. A função de carregamento bidirecional está incluída, com capacidade vehicle-to-load (V2L) para fornecer energia a dispositivos externos. Está também instalada, de série, uma bomba de calor, que permite que o automóvel condicione, antecipadamente, a temperatura do habitáculo e da bateria.

E o vidro traseiro?

As linhas do Polestar 4 têm por base o design do protótipo Polestar Precept, apresentado em 2020. O elemento mais radical é indubitavelmente a ausência do vidro traseiro, eliminado para possibilitar que o teto envidraçado se estenda a todo o comprimento do habítaculo para criar “um ambiente interior verdadeiramente único”, nas palavras da marca sueca. De série, este teto panorâmico está disponível com uma funcionalidade electrocrómica opcional, que lhe permite ser opaco ou transparente, de acordo com as preferências dos ocupantes.

O espelho retrovisor é substituído por um ecrã de alta-definição capaz de mostrar informação em tempo real a partir de uma câmara traseira montada no tejadilho – que a Polestar garante permitir um campo de visão mais amplo do que na maioria dos automóveis modernos.

“Com o Polestar Precept conseguimos apresentar uma nova experiência espantosa para os passageiros traseiros, aos removermos o vidro traseiro e deslocando o encosto de cabeça, que desempenha um papel de segurança integral, estando agora colocado mais para trás. Isto significa que agora, os passageiros traseiros podem ter uma experiência única no nosso SUV coupé“, explica Maximilian Missoni, diretor de Design da Polestar.

A marca realça ainda a eficiência aerodinâmica resultante de outros elementos: a frente baixa, os puxadores de porta retrácteis, os vidros embutidos sem moldura, as lâminas traseiras aerodinâmicas e a otimização do fluxo de ar à volta da barra de luz traseira.

Sustentabilidade

A Polestar faz da sustentabilidade uma das suas bandeiras e, no 4, optou por materiais mais circulares e de baixos níveis de carbono, que substituem as soluções tradicionais. A empresa explica que tomou medidas para garantir maior transparência na cadeia de fornecedores, com a utilização da tecnologia blockchain para rastrear os materiais de risco e as baterias. O relatório de ciclo de vida (LCA), que detalha a pegada de carbono real do veículo, será publicado em 2024, em conjunto com a Polestar 4 Product Sustainability Declaration.

Uma abordagem mono-material, apresentada pela primeira vez pela Polestar no concept de roadster elétrico em 2022, é aplicada nos materiais interiores, onde todas as camadas de determinados componentes são produzidas a partir do mesmo material de base, permitindo uma reciclagem mais eficaz e eficiente através da eliminação da necessidade de separação de materiais incompatíveis com o processo.

Os novos materiais interiores incluem um têxtil de malha em PET 100% reciclado, juntamente com vinil bio MicroTech e estofos de couro Nappa com garantia de origem responsável. Os tapetes de interior são feitos usando PET reciclado e os tapetes de chão utilizam ECONYL, que inclui material de redes de pesca recuperadas.

Tecnologia de bordo

O design interior minimalista dos anteriores modelos da marca sueca mantém-se no Polestar 4, mas o ecrá central do sistema de infoentretenimento cresceu para 15.4 polegadas e assume agora uma configuração horizontal.

Está disponível, como opção, o sistema áudio Harman Kardon com 12 colunas e um amplificador de canal híbrido de 1.400 W. Também como opção, podem ser incluídas quatro colunas adicionais, duas em cada um dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.

À semelhança dos outros modelos da Polestar, estão também disponíveis atualizações remotas regulares (over-the-air, OTA).

A nível de segurança, o equipamento de série inclui um total de doze camaras, um radar e doze sensores ultrassónicos, incluindo uma câmara de monitorização dos movimentos da cabeça e dos olhos do condutor, que apenas transmite dados e não grava vídeo. Em conjunto com a deteção de mãos no volante, o sistema de monitorização do condutor reduz a probabilidade de acidentes relacionados com a fadiga ou com incapacidade de conduzir.

Está ainda incluído um head-up display (HUD) com uma área de projeção de 14.7 polegadas, com informação sobre o automóvel, o telefone e a navegação, de forma a melhorar a atenção do condutor. O HUD inclui ainda um ‘modo de neve’ inteligente que passa a cor do texto de branco para amarelo, melhorando a visibilidade em condições atmosféricas adversas.

O Polestar 4 será lançado inicialmente na China, com o lançamento nos mercados da Europa e América do Norte em que a marca está presente – incluíndo Portugal – agendado para o início de 2024. As vendas e o início da produção para esses mercados projetados também para esse ano.

Os detalhes específicos do Polestar 4 para estes mercados serão apresentados no decurso do próximo ano, mas a marca avança um preço de lançamento indicativo de 60.000 euros para a versão monomotor.