No início de 2023, a Volvo Cars anunciou que os seus modelos 100% elétricos, XC40 e C40, passariam a contar com tração traseira na versão monomotor – os primeiros automóveis da marca sueca com esta configuração em mais de 30 anos – bem como maior autonomia e capacidade de carregamento.
Os dois modelos foram agora certificados de acordo com o ciclo WLTP, com a marca sueca a anunciar que os dois automóveis apresentam números de autonomia melhores do que os números preliminares comunicados inicialmente.
A correção na versão monomotor equipada com a bateria mais pequena, de 69 kWh, é de apenas 1 km no XC40 e C40, que têm agora 461 km e 477 km de autonomia ‘oficial’, mas os acréscimos nas duas outras versões, equipadas com a bateria de 82 kWh, são significativos.
O XC40 Recharge de tração integral, apresentado inicialmente com uma autonomia de 500 km, regista agora 538 km. Já o C40 Recharge twin motor vê agora a autonomia ‘crescer’ para 550 km, face aos 507 km anunciados anteriormente.
As versões de tração traseira equipadas com esta bateria de 82 kWh têm os maiores acréscimos: o XC40 Recharge regista agora 573 km (515 km divulgados inicialmente) e o C40 Recharge pode percorrer agora 581 km com uma única carga (533 km).
Os modelos suportam carregamentos de 200 kW DC, com um tempo de carregamento de 10% a 80% de cerca de 30 minutos.