Green Future-AutoMagazine

NIO ET5 Touring: A Carrinha Elétrica Premium que Chega ao Mercado

O fabricante chinês NIO lançou o ET5 Touring, uma carrinha elétrica com um posicionamento premium, tornando-se uma das poucas opções no mercado. Embora a Mercedes-Benz tenha anunciado o fim da produção de carrinhas até ao final da década, a NIO apostou neste formato de veículo e apresentou o ET5 Touring.

Com um design dinâmico, a ET5 Touring privilegia o estilo em detrimento da praticidade, seguindo a receita há muito adotada por marcas premium como Audi, BMW e Mercedes-Benz, cujas vans raramente se destacam como as mais espaçosas do segmento.

Com um comprimento de 4,8 metros, uma largura de 1,96 metros e uma distância entre eixos de quase 2,9 metros, a NIO ET5 Touring é tudo menos pequena. No entanto, as suas linhas elegantes disfarçam o seu tamanho e contribuem para um coeficiente aerodinâmico de 0,25 Cx. Como seria de esperar de uma carrinha, a capacidade da bagageira aumentou em relação à versão berlina de cinco portas na qual se baseia. Assim, o ET5 Touring oferece 450 litros de capacidade de carga (mais 64 litros do que a berlina) e pode atingir os 1300 litros com os bancos traseiros rebatidos.

O NIO ET5 Touring é alimentado por dois motores elétricos: um motor dianteiro de 150 kW (204 cv) e um motor traseiro de 210 kW (286 cv) para uma potência máxima combinada de 490 cv e 700 Nm de binário. Para alimentar estes motores, a NIO oferece duas opções de baterias: uma de 75 kWh e outra de 100 kWh, com uma autonomia de 560 km. No futuro, está também prevista uma bateria de 150 kWh.

Embora ainda não esteja disponível no mercado nacional, o NIO ET5 Touring já pode ser encomendado em alguns países europeus, como a Alemanha, a Dinamarca, a Noruega, os Países Baixos e a Suécia. Na Alemanha, o preço inicial da versão com bateria de 75 kWh é de 59.500 euros.