Green Future-AutoMagazine

A Global Mobility Call adia a sua celebração para outubro para promover a colaboração público-privada no domínio da mobilidade

A Global Mobility Call, um evento internacional coorganizado pela IFEMA MADRID e pela Smobhub, anunciou o adiamento da sua segunda edição para outubro. A decisão foi tomada tendo em conta o anúncio da antecipação das eleições gerais para 23 de julho, a fim de garantir a máxima presença de instituições governamentais, comunidades e municípios, elementos-chave do evento.

Considerando o impacto da antecipação das eleições no desenvolvimento da Conferência Global de Mobilidade, onde a participação institucional desempenha um papel crucial, a IFEMA MADRID, a Smobhub e o Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana chegaram a um consenso no sentido de adiar o evento para a última semana de outubro, de 24 a 26. Esta alteração permitirá a plena participação de representantes da Administração do Estado, bem como das comunidades autónomas e municípios de Espanha, que já confirmaram a sua presença.

Atualmente, o evento, que estava previsto para o mês de setembro, conta com uma estrutura organizativa a funcionar em pleno e com mais de 80% dos participantes confirmados, para além do apoio de um número significativo de empresas, corporações, instituições e associações que se juntaram como parceiros estratégicos e colaboradores da Convocatória Global da Mobilidade.

A nova proposta de convocatória, que prevê tempo suficiente de formação para as novas equipas institucionais e a reativação das suas agendas, foi amplamente apoiada por todos os envolvidos na Global Mobility Call, com o objetivo comum de garantir as melhores condições para a geração de oportunidades de negócio e investimento.

Desta forma, o Global Mobility Call continua a ser um instrumento de colaboração público-privada, reforçando a estrutura e a filosofia do evento, cuja missão é reunir os interesses de ambos os setores a fim de promover alianças e oportunidades de negócios em mobilidade sustentável.

O programa da Global Mobility Call fará parte da agenda oficial de mobilidade da Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia, com três encontros organizados pelo Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, nos quais participarão representantes dos 27 países da UE. Estes eventos incluem a “Conferência Técnica sobre Mobilidade no Meio Rural”, a reunião “A Parceria PEP sobre Mobilidade Ativa” e uma importante conferência sobre os Corredores Europeus em Espanha 360: Corredor Atlântico e Corredor Mediterrânico, que receberão um investimento de mais de 53.806 milhões de euros. Estes encontros contarão também com a presença de Comissários da União Europeia.

Grandes empresas e associações já confirmaram a sua presença na Global Mobility Call, abrangendo setores como a energia (BP, Cepsa, EDP, Iberdrola e Total Energies), os transportes públicos (Consorcio de Transportes, EMT e Metro de Madrid), a mobilidade multimodal (Adif, Aena, Arriva, Astara, Enaire, Iberia, Ineco, Puertos del Estado, PWC, Renfe, Santander (WABI e Ulity), Senasa e UBER), tecnologia e inovação (Etra, Indra e Sistem), infra-estruturas (Dirección General de Carreteras e Instituto Geográfico Nacional) e muitos outros. Adicionalmente, mais de 100 empresas expositoras e startups participarão no evento, bem como cerca de 50 associações setoriais nacionais e internacionais. Isto torna o Global Mobility Call muito mais relevante, uma vez que garantirá a participação de representantes e promotores de projetos de mobilidade das várias administrações e organizações confirmadas até agora.