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Elétricos a bateria continuaram com desempenho notável em outubro

A ACAP (Associação Automóvel de Portugal) divulgou os dados sobre as vendas de veículos elétricos a bateria (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV) relativos ao mês de outubro.

Neste período, foram matriculados em Portugal 4.907 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, plug-in e híbridos elétricos, mais 10,3% do que no mesmo mês de 2021.

As matrículas de veículos ligeiros de passageiros eletrificados somam assim, desde o início do ano, 46.843 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 21,6% relativamente aos primeiros dez meses de 2021.

Apesar de terem registado uma quebra de 11,2% relativamente a outubro de 2021, com 1.400 unidades matriculadas, os elétricos a bateria cresceram já 44,4% desde janeiro, comparaticamente ao período homólogo, somando 13.592 unidades.

Inversamente, os híbridos plug-in registaram, em outubro, um crescimento de 9,1% face ao período homólogo – 1.445 unidades vendidas –, mas os números acumulados desde o início do ano revelam uma quebra ligeira de 1,3%, com um total de 12.737 unidades matriculadas.

Já os híbridos puros cresceram 33,5%, face a outubro de 2021, com 2.052 veículos, situação que tem correspondência com o total acumulado dos primeiros dez meses de 2022 – 20.514 matrículas, que correspondem a um crescimento de 26,6% face ao mesmo período do ano passado.

Os ligeiros de mercadorias eletrificados, por seu lado, continuam a registar crescimentos muito significativos. Em outubro foram matriculadas 137 elétricos a bateria, um crescimento de 291,4% relativamente ao mesmo mês de 2021. Desde o início do ano, o total de matrículas atinge 639 unidades, ao que corresponde um crescimento de 253,9%, face ao período homólogo.

No mês que terminou, não foram matriculados quaisquer híbridos ou híbridos plug-in de mercadorias. Os totais anuais são também modestos – 2 unidades PHEV e 14 unidades HEV matriculadas desde janeiro, ao que correspondem, respetivamente, uma quebra de 71,4% e um crescimento de 55,6%, relativamente aos primeiros dez meses de 2021.

A nível de pesados (englobando passageiros e mercadorias), foi matriculado somente um BEV, desde o início do ano, em Portugal.

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