A joint-venture de mobilidade estabelecida em outubro entre a Sony e Honda revelou o seu primeiro veículo elétrico de produção no CES – Consumer Electronics Show, que teve hoje início na cidade norte-americana de Las Vegas.
O automóvel, que chegará ao mercado com a marca Afeela, tem produção confirmada numa das doze fábricas da Honda nos Estados Unidos. O período de pré-encomendas terá início em 2025, com as primeiras entregas a acontecerem naquele país a partir de 2026. Mais tarde, será também comercializado na Europa e no Japão.
O consórcio Sony Honda Mobility não revelou muitos detalhes acerca do protótipo apresentado no CES. Sabe-se apenas que tem um comprimento de 4.895 mm (3.000 mm entre eixos), 1.900 mm de largura e 1.460 mm de altura; suspensão de triângulo duplo à frente e multilink atrás; e tração integral, sendo assim de esperar que as especificações de desempenho não sejam muito diferentes dos protótipos anteriormente apresentados pela Sony: potência de cerca de 400 W, aceleração 0-100 km/h pouco menos de 5 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.
Com seria de esperar num automóvel desenvolvido pela Sony, o Afeela procura destacar-se no panorama dos veículos elétricos pelo elevado nível tecnológico, aproveitando o conhecimento e experiência do gigante japonês nas áreas de entretenimento, conectividade e Inteligência Artificial.
O Afeela integra 45 sensores no exterior, incluindo câmaras, radar, sensores ultrassónicos e Lidar, hardware que permitirá a deteção de objetos e um nível avançado de automação.
No interior, a Sony Honda espera oferecer uma experiência ímpar de entretenimento e conectividade 5G, tendo estabelecido parcerias com a com a Qualcomm – o Afeela integra a plataforma Qualcomm Digital Chassis – e a Epic Games. A empresa promete atualizações constantes de software e avançou a ideia de integrar uma plataforma de gaming no automóvel, provavelmente com base na consola PlayStation 5. A Sony espera ainda que seu software inclua serviços de assinatura, portanto, os proprietários terão provavelmente de pagar para ter acesso a determinados recursos.
“O Afeela representa o nosso conceito de relacionamento interativo, onde as pessoas sentem a sensação de mobilidade interativa e onde a mobilidade pode detetar e entender as pessoas e a sociedade, utilizando sensores e tecnologias de IA”, afirmou Yasuhide Mizuno, CEO da Sony Honda Mobility.